Categories: Uncategorized

Leilão dos 700MHz será mesmo em agosto

O governo decidiu endurecer o jogo com emissoras e operadoras e confirmou que o leilão das frequências de 700MHz, a serem usadas para as futuras redes de celular 4G, acontecerá mesmo no dia 30 de agosto, como previsto. Nesta terça (03/06), encerra-se a consulta pública de 30 dias, que supostamente servirá de base à redação do edital do leilão. Digo supostamente porque tudo indica que esse edital já está redigido e aprovado, só não divulgado ainda. As empresas queriam mais um mês de prazo, mas a Anatel vetou.

Basicamente, o leilão será dividido em cinco lotes (detalhes aqui), sendo que três deles cobrem todo o território nacional; portanto, devem ser os de maior disputa. No entanto, a Anatel não deu ouvidos aos alertas sobre interferências dos sinais de 4G sobre as transmissões de TV digital. As frequências a serem leiloadas estão na faixa de 698 a 806MHz, hoje ocupada pelos canais analógicos de TV UHF. Com a digitalização, parte das frequências ficará com as emissoras e parte será vendida às operadoras. O governo tem pressa porque está de olho exatamente nesse dinheiro: a ideia é pedir R$ 8 bilhões, o que ajudaria a fechar o caixa do Tesouro, combalido pela atual política fiscal e pela queda da atividade econômica.

Como diria Garrincha, porém, faltou combinar com os russos. Já se sabe que as operadoras farão de tudo para não desembolsar essa fortuna (há até no setor quem defenda que as frequências lhes sejam entregues de graça…). E vai aumentar a pressão das emissoras para que se resolva de vez a questão das interferências. No evento SET Expo, marcado para 24 a 27 de agosto em São Paulo (vejam a coincidência de datas…), haverá uma avalanche de discursos e debates sobre o problema, que a Anatel e o Ministério das Comunicações fingem não levar a sério.

Enfim, vem aí mais um cabo-de-guerra desnecessário, que poderia ser evitado se o país tivesse uma política industrial e de telecomunicações.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago