Categories: Uncategorized

Anatel: novas regras, já em vigor

Se alguém não tinha reparado, já estão em vigor as novas regras da Anatel para o atendimento prestado pelas operadoras de telefonia, banda larga e TV por assinatura. Passaram a valer justamente no fatídico 8 de julho (dia dos 7×1), mas isso nada tem a ver com o fato de que algumas operadoras ainda não estão cumprindo o que foi determinado.

Eu mesmo acabo de passar por uma experiência tenebrosa com a Vivo, e é incontável a quantidade de queixas acumuladas nas redes sociais sobre o mau atendimento prestado especialmente pelas teles. Segundo a Anatel, foram mais de 3 milhões de reclamações em 2013; a imprensa em geral vem publicando diversas reportagens a respeito, entrevistando usuários de várias partes do país. Parece ser um problema crônico.

Mas a Anatel também diz que estes primeiros 30 dias servirão para monitorar quais empresas estão, de fato, dispostas a cumprir as regras. Uma das normas determina, por exemplo, que o cliente deve ter toda a facilidade para cancelar um serviço, automaticamente, pelo telefone ou pela internet, sem ter que falar com um atendente. Será? Em caso negativo, o remédio é gritar. E agora ainda mais alto!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Quando a Telefonica comprou a VIVO,conseguiu piorar o que já era ruim.

    Hoje o normal é mensagem de "erro de conexão",ligações que caem ou não se completam e torpedos SMS que só chegam ao destino quando não tem mais utilidade(tenho torpedos que só chegaram no dia seguinte...).

    Há 5 meses recebi a conta do meu "pós-pago" com 17,00 a mais,indicando"serviços de terceiros".Para não perder dezenas de minutos preciosos tentando reclamar,preferi pagar o valor sem questionar.

    No mês seguinte,como veio essa mesma cobrança,resolvi ligar e,após 40 minutos(eles não te atendem antes disso),o atendente me informou que esse valor corresponde a um "seguro de celular" e que como eu já tinha pago,mesmo sem saber do que se tratava,havia concordado com o mesmo e viria cobrado em todas as contas posteriores...

    Agora todo mês tem vindo a cobrança(diminuiu p 8,99) e eu,com muita raiva,tenho ligado para reclamar e me mandam nova conta sem o valor.

    Este mês o atendente disse que consegiu cancelar.Caso venha cobrado de novo,vou processar essa espelunca.

    Tudo isso porque ainda sou cliente há mais de 20 anos,desde que era "Telesp Celular"...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago