Categories: Uncategorized

Mais um gigante de tela curva

Nesta terça-feira, a Samsung apresentou nos EUA este novo TV de tela grande, digo, gigante: são 105 polegadas e, como se pode reparar, em formato curvo 21:9. Por enquanto, informou a empresa, só existe esse exemplar. Quem quiser adquirir um, terá que assinar o cheque de 120 mil dólares e aguardar, pois a produção será feita sob encomenda. Detalhe: o valor já inclui frete e equipe de instalação, que irá até a casa do comprador e fará os devidos ajustes.

Como já comentamos aqui, os TVs de tela curva ainda estão longe de obter unanimidade. Os fabricantes – por enquanto, apenas Samsung e LG, além de um ou outro chinês – argumentam com as imagens de cinema: as celebradas telas Imax, por exemplo, são curvas e oferecem um envolvimento inigualável. Isso, porém, pressupõe a existência de uma sala grande e escura, como um… isso mesmo, um cinema. Em casa. A Samsung certamente sabe que poucas pessoas têm essa possibilidade, daí por que está tratando o novo TV (mod. UN105S9W) como joia rara.

Além desse visual impressionante, o aparelho reproduz imagens Ultra-HD; na verdade, pelo formato retangular, a resolução é de 5.120 x 2.160, o que dá mais de 11 milhões de pixels, necessários para preencher a tela (nos TVs 4K “normais”, são 8 milhões). Outro diferencial é o que a Samsung chama de Quad Screen: a tela pode ser dividida em quatro janelas de aproximadamente 50″, cada uma exibindo conteúdos diferentes.

Para esse TV, a empresa coreana diz ter desenvolvido também um novo tipo de backlight chamado UHD Dimming and Precision Black, uma variação do já conhecido Local Dimming, com processador mais avançado para gerenciar o acionamento dos leds.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Muito bonita....maravilhosa porem decepcionante qdo vc lembra que ela nao vai durar muito mais que 3 anos....
    Depois do "prazo de validade" vencido, o destino que resta é arrumar um enorme lixo para deposita-la....

    Decepcionante essa nova geracao de tvs finas....
    Estou fazendo a alegria dos postos de reciclagem da prefeitura..... Ja foram 3 tvs enormes para la.....

  • Não!, não...não penso assim como Vicente, esses TVs novos que estão no mercado atualmente foi a melhor coisa que já aconteceu na vida de quem gosta de uma imagem perfeita, começando pelo realce das cores, o espaço que esses TVs ocupam, a beleza do aparelho como um todo. É logico que tudo na vida tem começo e fim, esses TVs têm sua vida útil e se bem usado leva um tempinho na sala quem gosta e pode adquirir um. Ricardo Nunes

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago