Categories: Uncategorized

Filmes 4K em discos Blu-ray

Foi assunto na IFA e também na CEDIA Expo, encerrada neste sábado nos EUA: vêm aí os discos Blu-ray pré-gravados com imagens em Ultra-HD. A Blu-ray Disc Association (BDA) fez apresentações nos dois eventos garantindo que até o segundo semestre de 2015 o consumidor já poderá adquirir seus discos 4K e também seus players compatíveis com essa qualidade de imagem.

A primeira questão que surge é: será que as pessoas querem, mesmo, adotar essa inovação? Num mundo que caminha para abolir os formatos físicos de acesso à informação e adotar, cada vez mais, as mídias online, haverá espaço para um novo tipo de disco, por melhor que seja? O excelente site CNet levantou estas e outras dúvidas, sem encontrar as devidas respostas. Outros sites especializados estão se posicionando, contra ou a favor. Antes de entrar na polêmica, vale a pena analisar o que exatamente seriam os tais discos BD-4K.

Segundo a BDA, que representa fabricantes, estúdios de cinema e produtoras de vídeo, não se trata apenas de colocar nos discos conteúdos com quatro vezes mais resolução de imagem. As especificações prevêem aumentar também parâmetros como variações de cor (color gamut), profundidade de sombras e gradações de cinza (dynamic range). Os vídeos serão registrados na frequência de 60P (60 quadros por segundo), no padrão de compressão H.265, também chamado HEVC (High-Eficiency Video Codec), e os players terão capacidade de leitura de até 100 Megabits por segundo; os atuais têm apenas 25Mbps. Num disco com 100GB, haverá espaço mais do que suficiente para acomodar um filme inteiro, com extras, menus interativos e tudo mais.

A BDA acredita que, embora serviços como Netflix, Amazon e YouTube já ofereçam hoje conteúdos em 4K, o acesso depende da velocidade de banda larga. E, para a esmagadora maioria dos usuários, essa ainda é (e continuará sendo por muito tempo) insuficiente.

Bem, parece que estamos falando de um filme antigo, já assistido inúmeras vezes. Se nem mesmo em Full-HD a oferta de conteúdos em Blu-ray vem sendo tão grande assim, como esperar que os estúdios de cinema – que detêm a chave desse cofre – se esforcem para produzir os tais discos BD-4K? Pois é, há mais dúvidas do que certezas.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Creio que a última frase deste artigo resume tudo. Com os antigos DVD ainda sendo a prioridade nos lançamentos, mesmo fora do Brasil, esperar lançamentos em BD-4K parece ficção científica. E sem eles, TV 4K para quê ?

  • "Num disco com 100MB, haverá espaço mais do que suficiente para acomodar um filme inteiro, com extras, menus interativos e tudo mais. - See more at: https://orlandobarrozo.blog.br/?p=15147#sthash.0ymzYdbb.dpuf".

    Orlando, meu prezado,
    Acredito que o disco, na verdade, deverá ter espaço para, em média, 100 GB, de modo a poder acomodar o filme e seus extras.
    De qualquer modo, obrigado pelas costumeiras informações que você nos fornece.

    • Sim, Mario, tem razão. Erro feio. Já estou corrigindo. Obrigado. Abs. Orlando

  • Até hoje a excelente mídia Blu-ray Disc (raio violeta, na verdade) custa uma pequena fortuna para o consumidor, hávido por novidades, nos lançamentos de Filmes e Shows Musicais, e muito mais caro ainda se a mídia for de um filme em 3D. Concordo que para ecrãs de grande tamanho, de 60" ao infinito, uma resolução 4K é tudo o que, nós fanáticos por vídeo/áudio, queremos ter em nossa grande sala de H.T., mas nem todos estão dispostos a hipotecar a casa para conseguir um sonho desses, muito menos sem mídia física ou de núvem que o valha em termos de lançamentos, qualidade de imagem, conteúdo e o mais importante: preço civilizado e honesto, vantagens que o DVD só alcançou há dois anos atrás, e ainda é a mídia preferida por mais de 85% dos consumidores desse tipo de divertimento, em quase todo o mundo civilizado, principalmente na Europa, onde o DVD tem resolução de 576 linhas PAL, contra as nossas 480 linhas do sistema NTSC, e são poucas famílias de lá que estão dispostas a investir suas suadas economias em telas acima de 65", FullHD ou 4K que o valha.

  • Realmente existe uma lacuna enorme que será suprida com os discos em 4k, internet banda larga no Brasil é ficção científica para a grande maioria dos brasileiros, portanto, é sempre bem vinda novidades como esta.

  • Eu tenho TV ultra hd lg modelo 55la9650 agora quando vou desfruta de um blu ray ultra hd???

  • Edi Bezerra, provavelmente antes de morrer o ano de 2015 você poderá ter acesso a um reprodutor BD4 para valorizar sua compra do TV 4K. Todavia, será que você terá coragem de investir o valor que essa futura mídia 4K vai custar, visto que hoje, nos lançamentos em BD2K, os filmes continuam caríssimos, principalmente no formato 3D? Lembre-se que investir num excelente filme BD4 significa que você terá uma mídia física guardada "in perpetuum" para assistir algumas poucas vezes (diferente de um excelente Show de Música que assistimos várias vezes), e o que vai sobrar será tão-somente o acesso ao limitadíssimo catálogo por streaming 4K, via núvem, ao preço que poucos vão poder arcar, através de uma Banda Larga que de larga ainda não tem nada, pura ficção científica no país do "rebu político compartilhado"...

  • O Roberto disse tudo, se ainda impera o DVD nos lançamentos, tanto que o ganhador do oscar nem chegou em blu-ray no brasil, imagina em 4k, e ainda há de se lembrar que estamos no brasil, que tem os preços mais altos do mundo, nesse caso, chegando players realmente 4K, quanto irão custar ? e se as locadoras irão comprar filmes em 4K, o que com certeza, não será vendido barato para elas, e assim, quais iriam arriscar a comprar esses filmes ?

  • BlueRay para 4k para que?
    Vc já pode compra em pen-drive, pode contratar o Netflix (ou similar) ou comprar o download para quem tem internet rápida.

  • Homero comentou:
    > BlueRay para 4k para que?

    Para a gente poder ter rip 4K de qualidade, e em quantidade, disponivel para download na internet!... :-P

  • Apesar de ser um entusiasta em videos, acho apenas uma jogada de marketing e mercado querendo empurrar o 4K amplamente, na pratica, uma imagem em 1080p numa TV de LED atende demais a demanda atual, 4K, 6K e até o 8K são formatos muito além do que necessitamos e só fazem diferença para exibição em grandes telões a grandes distâncias, mas para o usuario comum ainda é desnecessario

    Sem mencionar que o catalogo do 4K ainda será muito reduzido inicialmente, atendo-se apenas as recem-lançamentos, num mundo que gira cada vez mais para a mídia móvel, investir em aparelhos físicos é perda de $$$.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago