Categories: Uncategorized

Projetores: mais um avanço

Teve pouco destaque na IFA o lançamento do primeiro projetor de vídeo Ultra-HD do tipo short-throw. São os projetores cuja unidade óptica permite instalação bem próximo à tela, economizando espaço na sala. A Sony, que eu saiba, é a primeira que evolui com esse recurso para o segmento 4K. No próprio estande da empresa em Berlim, o aparelho foi mal demonstrado, talvez porque não chame tanta atenção quanto os reluzentes TVs de tela grande.

Na verdade, é difícil mesmo explicar para boa parte dos usuários, especialmente os leigos, que o aparelho da foto é, de fato, um projetor. Notem que, à primeira vista, parece mais uma peça de mobiliário. Ao se abrir, na parte traseira, revelam-se um conjunto de lentes e um espelho iluminados por poderosos feixes de laser. Segundo a Sony, o brilho é tão intenso que qualquer parede pode ser usada como “tela de projeção”. Além disso, o laser garante maior estabilidade luminosa, cores mais firmes e vida útil mais longa (estimada em 22 mil horas). A distância do projetor à parede pode variar de 2 a 15cm, produzindo imagens de 66 até 147 polegadas.

Além de tudo isso, trata-se de um projetor SXRD (mod. VPL-GTZ1), essa revolucionária tecnologia criada pela Sony no final do século passado e que até agora não foi superada. Semana passada, na CEDIA Expo, a empresa confirmou que o produto estará nas lojas dos EUA no final de setembro, com preço de obra de arte: US$ 50.000. Não é, portanto, para qualquer família nem qualquer ambiente.

Além dos milionários que encomendam projetos onde o custo é o que menos importa, a empresa mira o segmento de auditórios e salas de apresentação; o apresentador pode se colocar à frente da tela sem prejudicar a visibilidade.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

7 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago