Categories: Uncategorized

30 anos de automação

Outro “aniversário” que pode ser comemorado é o do segmento de automação residencial e predial, que surgiu timidamente na década de 1970 – como acessório do home theater – e tornou-se um mercado, digamos, independente no início dos 1980. O site CE Pro, que cobre como ninguém o assunto, alertou esta semana que, apesar da enorme evolução técnica, ainda estamos muito longe de algo que possa sequer lembrar uma “popularização”.

E talvez nunca cheguemos a isso. Os serviços de automação (leia-se: sistemas projetados, integrados, programados e customizados para as necessidades do usuário) são, por definição, um nicho de mercado. Jamais poderão ser um “produto de massa”. Nos EUA, como aqui, tudo começou com as lojas especializadas em áudio. Quando os magazines entraram nessa onda, elas viram a saída no home theater (áudio+vídeo). Mais tarde, tiveram que acrescentar outros produtos, como automação, para fugir da concorrência.

Hoje, empresas como Apple e Google são a maior ameaça. Vendem a (falsa) ideia de que tudo se resolve com um aplicativo… Mas, se uma coisa ficou clara nesses 30 anos, é que em tecnologia não existe milagre. Nenhum app é capaz de oferecer os recursos de um sistema de automação bem projetado, programado e instalado.

O problema é que isso exige especialização, e nem todos os profissionais se dispõem a buscá-la. Nos EUA também, mas em menor escala, muitos instaladores dão preferência às soluções mais fáceis de executar, em vez de aprender aquelas que melhor atendem as necessidades de seus clientes. Não por acaso, é grande por lá a queixa contra os magazines e suas “soluções prontas”.

Como bem lembra o CE Pro, é inútil. Quem tem essa postura está condenado a sumir do mapa. A saída: encontre o seu nicho e trabalhe bem com ele. Sempre haverá um.

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Streaming: plataformas se unem contra tributação

Lembram-se de quando comentávamos sobre cotas na TV paga? Parece que faz tanto tempo... (cliquem…

6 horas ago

Tarifas já afetam custos da automação nos EUA

      Duas semanas após o anúncio das novas tarifas pelo governo americano, a…

1 dia ago

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

2 semanas ago