Categories: Uncategorized

TV paga sofre com a economia

Até o ano passado, o segmento de TV por assinatura se destacava na paisagem: chegou a ter crescimento de 30% num único ano (2011) e quase repetiu a dose no ano seguinte (27%). Enquanto isso, a economia como um todo (o famoso PIB) ia girando em falso. Em 2014, enquanto o país cresceu perto de 0%, a venda de pacotes de TV ficou em 8%, ótimo resultado.

Mas 2015 traz uma nova realidade. A se manterem os números do primeiro trimestre, cenário mais provável, o crescimento ficará abaixo de 5% no ano. Foram apenas 188.297 assinaturas vendidas de janeiro a março, contra cerca de 435 mil no mesmo período do ano passado. Na verdade, a conta não é exata: esses números indicam o aumento geral do número de domicílios atendidos e registrados na Anatel, ou seja, o total de novas assinaturas menos aquelas que foram canceladas.

O problema é que houve uma retração no final do ano: o número de assinantes simplesmente diminuiu em dezembro (queda de 237.000 assinaturas) fenômeno completamente fora da curva. A média mensal, que era de aproximadamente 170.000, despencou para 124.000. E, nos primeiros três meses de 2015, foi de 62.000. Em março, havia menos famílias utilizando o serviço do que em novembro!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Cabe a elas, (TVs paga) nesse momento de crise, oferecer mais variedades sem custos para o assinante!

  • É hora de mimar os assinantes que ficaram. Fazendo novas promoções para os antigos assinantes pois para os novos já existe a promoção. É hora de fidelizar os que ficaram.

  • Cabe aos assinantes partirem para outras formas de consumir tv que nao envolvam depender das transmissoes da tv aberta e nem da tv paga tradicionais.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago