Categories: Uncategorized

HomeKit da Apple chega com tudo

 

 

 

Duas das principais empresas de automação do mercado americano, Lutron e Insteon, anunciaram na semana passada o slogan “Works with Apple HomeKit”. Significa que seus produtos são compatíveis com a plataforma idealizada pela empresa da maçã no ano passado. HomeKit é como a Apple chama o pacote de software que permite inserir num sistema de automação os comandos que permitem acionar aparelhos da casa usando iPhone ou iPad.

Na verdade, quase todas as marcas de automação já permitem isso, desde que o usuário compre o sistema completo. A novidade é que isso não será mais preciso. No caso da Insteon, um hub doméstico (foto) poderá ser adquirido pela internet (149 dólares) e instalado pelo próprio usuário; pelo menos, essa é a promessa. O kit da Lutron, que já está à venda até nas lojas Apple por US$ 229, traz o curioso (no Brasil) nome de Caséta, assim mesmo, com acento e um “s” só.

Como já analisamos aqui, essas soluções de baixo custo não podem ser chamadas propriamente de “automação”, podem apenas cobrir pequenas necessidades de uma casa. Mas, com a Apple “abrindo” seus códigos dessa forma, qualquer fabricante pode incorporar os comandos a partir de aplicativos, o que simplifica demais o acesso de consumidores leigos a esse segmento. Já se sabe, por exemplo, que a Savant – hoje uma espécie de grife em automação residencial – está para lançar uma linha de produtos mais baratos. Será como se a Ferrari lançasse caros populares.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago