Insteon-Hub

 

 

 

Duas das principais empresas de automação do mercado americano, Lutron e Insteon, anunciaram na semana passada o slogan “Works with Apple HomeKit”. Significa que seus produtos são compatíveis com a plataforma idealizada pela empresa da maçã no ano passado. HomeKit é como a Apple chama o pacote de software que permite inserir num sistema de automação os comandos que permitem acionar aparelhos da casa usando iPhone ou iPad.

Na verdade, quase todas as marcas de automação já permitem isso, desde que o usuário compre o sistema completo. A novidade é que isso não será mais preciso. No caso da Insteon, um hub doméstico (foto) poderá ser adquirido pela internet (149 dólares) e instalado pelo próprio usuário; pelo menos, essa é a promessa. O kit da Lutron, que já está à venda até nas lojas Apple por US$ 229, traz o curioso (no Brasil) nome de Caséta, assim mesmo, com acento e um “s” só.

Como já analisamos aqui, essas soluções de baixo custo não podem ser chamadas propriamente de “automação”, podem apenas cobrir pequenas necessidades de uma casa. Mas, com a Apple “abrindo” seus códigos dessa forma, qualquer fabricante pode incorporar os comandos a partir de aplicativos, o que simplifica demais o acesso de consumidores leigos a esse segmento. Já se sabe, por exemplo, que a Savant – hoje uma espécie de grife em automação residencial – está para lançar uma linha de produtos mais baratos. Será como se a Ferrari lançasse caros populares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *