Estamos falando de um futuro bem próximo. No Brasil, milhões de famílias ainda nem têm acesso à TV digital; nem governo nem emissoras sabem como se dará, na prática, a transição do atual padrão analógico, como mostramos recentemente aqui. Mas essa TV digital corre o risco de já nascer obsoleta. Isso tem a ver com algo que também já comentamos: os atrasos e indecisões do governo, devidos, em grande parte, às tentativas de fazer uso político dessa mídia. Detalhes sobre isso aqui, aqui e aqui.
Na TV aberta, o governo é dono do espectro, repartido entre as emissoras pelo regime de concessão. Mas o futuro da TV passa pela internet, e aí a influência política torna-se muito mais difusa. Como lembra Samuel em seu texto, no IBC, um evento destinado a discutir televisão, deu-se mais ênfase à internet! E não é coincidência. Aconteceu também no nosso SET Expo, realizado em São Paulo no mês passado.
Para prestar um serviço melhor, inclusive com multiprogramação e qualidade de imagem mais avançada, a TV aberta vai precisar de mais espectro. Já a internet, em suas várias modalidades de vídeo, depende apenas de largura de banda. É consenso entre os especialistas que o UHD, por exemplo, tem muito melhor condições de avançar pela internet do que pela televisão. Mesmo a TV por Assinatura ainda reluta em investir nesse padrão, enquanto Netflix, Amazon, YouTube e outros serviços já o adotaram.
Nesse quadro, tudo indica que a TV aberta continuará existindo como “mídia popular”, para atender a imensa maioria da população em países como o Brasil. E a IPTV será cada vez mais relevante em termos de conteúdo premium e qualidade de áudio e vídeo. Simplesmente, não há alternativa.
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…
Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…
A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…
Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…
Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…
View Comments
E o 8K ficou fora dessa abordagem porque? afinal em alguns países já utilizam...
Concordo que a IPTV será cada vez mais relevante, mas discordo com a idéia geral do texto, de que sinal aberto será obsoleto e de conteúdos para os mais pobres.
Sei nao, Fernando... HOJE eu ja tenho essa impressao que a TV Aberta, ao menos no Brasil (onde a qualidade do conteudo é pessima), é coisa para os mais pobres... Nao sei se pelo custo, ou se é porque essas pessoas possuem um nivel cultural menor, e aí gostam do que a tv aberta exibe, principalmente no tal "horario nobre" (com cada vez mais novelas, BBB e programas de auditorio aos baldes no resto do dia)...