Ainda sobre o Congresso da SET, que se realiza esta semana em São Paulo, um dos momentos marcantes foi o Fórum de Negócios sobre o futuro da televisão brasileira. Como se sabe, o país está em vias de iniciar o processo de switch-off e ainda estão no ar (sem trocadilho) inúmeras dúvidas. No evento, o diretor de tecnologia da Rede Globo, Raymundo Barros, foi quem levantou o tema para discussão.

Barros acha que não se pode pensar em TV Digital sem levar em conta a chegada da Ultra Alta Definição. “Estamos atrasados: nem as emissoras nem o governo sabem como serão as transmissões em 4K”, disse ele, propondo que se inicie o quanto antes um debate sobre o assunto. “As novas plataformas de distribuição de conteúdo já são em UHD. Até 2018, a maior parte da produção da Globo será nessa tecnologia.”

De fato, o próprio Fórum SBTVD, formado por emissoras e fabricantes, não sabe como conduzir a questão, que naturalmente passa por grandes investimentos e uma nova regulamentação. Barros estima que, em 2016, o número de TVs 4K instalados no Brasil será próximo do que eram os TVs HD em 2007, quando começaram as transmissões digitais. A diferença é que, na época, as empresas já tinham seu planejamento para a mudança.

A situação econômica certamente não ajuda: todas as emissoras vêm cortando custos, demitindo inclusive profissionais da área técnica, e algumas suspendendo investimentos. Por sinal, uma das notícias mais comentadas do SET Expo foi o rompimento entre a Band e a empresa de pesquisas GfK, concorrente do Ibope. O motivo seria a situação financeira da emissora (mais detalhes aqui).

1 thought on “Globo quer discutir 4K

  1. Boa tarde ,Orlando Barrozo .

    Se tratando de Brasil não podemos esperar por curto prazo as imagens em ULTRA alta definição e recentemente fiz leitura de uma matéria no site revistahometheater.com.br , onde as emissoras questionam cronograma da tv digital ou seja ; a grande chance das imagens analógicas continuarem por muitos anos não cumprindo o prazo estipulado para o desligamento do analógico para ter em definitivo as imagens em digital no full hd ( mais ou menos isso ) .

    Estamos caminhando em passos lentos e pode anotar ai ; ” imagens em Ultra Hd no Brasil somente quando lá fora já estiverem iniciando imagens em 8k . Não vejo governantes em Brasilia , preocupados tanto assim em acompanhar o desenvoltimento tecnológico como nos países de primeiro mundo para nos ofereçer uma melhor qualidade de imagem , e enchergo nos políticos de Brasilia muito interesse próprio e a imprensa está mostrando todos os dias .

    Na minha modesta opinião e um humilde leitor , enchergo também que imagem Ultra alta definição será apenas um tranpolin para a chegada das imagens em 8k . Se tiver como será muito mais interessante esperar e entrar direto no 8k ,mas como estamos no Brasil ai fica dificil pois até lá , 8k podemos nem estar neste planeta mais !!
    Pra mim , fazer um investimento no tv 4k Oled de grande polegadas , somente se tivermos já a disposição filmes neste resolução para locarmos pois se depender das grandes emissoras de tv e do governo Federal , é melhor não comprar um tv 4k com certeza absoluta !!

    Não esqueçam que é apenas uma colocação pessoal minha e concordar ou não é um direito de cada um , sabendo sempre respeitar um ao outro mesmo não concordando .
    A
    braços a todos os amigos que participam deste blog e em especial ao Senhor Orlando Barrozo e se possivel acrescente algo em cima deste meu comentário . OBRIGADO !!

    JOSÉ CARLOS
    COLATINA ES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *