Categories: Uncategorized

Apple, Google e as marcas mais valiosas

Saiu nesta terça-feira a versão 2015 do ranking Interbrand, que todo ano indica as marcas mais valiosas do mundo. Das dez primeiras, nada menos do que seis são do setor tecnológico, com Apple e Google em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Mais uma demonstração, se é que era necessário, de como a tecnologia se tornou importante na vida das pesssoas.

Para se ter uma ideia, até cinco anos atrás a líder do ranking era a Coca-Cola, hoje terceira colocada. Na virada do milênio, dominavam a lista marcas como McDonald’s, Gillette, Marlboro, Colgate e Avon (as três últimas nem mais figuram entre as 100 Global Brands). Interbrand é uma consultoria pertencente ao grupo americano Omnicom. O ranking foi criado na década de 1970 e acabou virando referência para todo o mercado publicitário e financeiro. Estar entre as 100 significa valorização para qualquer empresa, assim como cair no ranking provoca quase sempre queda no valor das ações.

Oficialmente, são três os critérios de escolha: faturamento, grau de influência e fidelidade do consumidor. Só entram empresas abertas e com cobertura global: pelo menos 30% das vendas têm que vir de países diferentes daquele onde fica a sede, e é necessário estar presente em pelo menos três continentes. Além de Apple (com valor de mercado estimado em US$ 170 bilhões, 43% mais que no ano passado) e Google (US$ 120 bilhões), outras marcas tecnológicas indicadas são Microsoft (4° lugar), IBM (5°), Samsung (7°) e Amazon (10°) – esta pela primeira vez atinge o “top ten”.

Entre as marcas de eletrônicos de consumo, seguem-se Intel (14°), HP (18°), Facebook (23°), eBay (32°), Canon (40°), Philips (47°), Sony (58°), Panasonic (65°), Adobe (68°), Paypal (97°) e Lenovo (100°). Vejam aqui a lista completa, com o valor de mercado atribuído a cada marca.

Vale notar que a Volkswagen caiu quatro pontos em relação ao ano passado (35° lugar), e deve cair bem mais em 2016, após os recentes escândalos. Marcas valem muito, mas precisam ser bem cuidadas.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • > "Entre as marcas de eletrônicos de consumo (...), Facebook (23°)"...
    .
    Facebook é marca de qual eletronico de consumo?...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago