Categories: Uncategorized

Apple pode ser concorrente do Netflix

A imprensa americana está divulgando que a Apple trabalha na produção de uma série em vídeo estrelada pelo cantor/produtor Dr. Dre. Teria o título de Vital Signs, com roteiro baseado na vida do artista, que saiu das ruas pobres de Los Angeles para se tornar astro do hip-hop (segundo a Forbes, foi o mais bem pago de 2014). O projeto é seguir o modelo Netflix: a série só poderá ser assistida através de dispositivos Apple, como iPhone, iPad, Apple TV e computadores Macintosh.

Claro que é um balão de ensaio, como já tivemos, no início de 2015, a notícia de que a empresa fundada por Steve Jobs lançaria um serviço próprio de streaming – projeto que acabou sendo engavetado. Mas faz sentido, porque os indicadores são de que o iTunes já não é mais o sucesso de antes. Em 2014, teve uma boa queda de vendas (ainda não há dados sobre 2015) e, afinal, o modelo de venda pura e simples de filmes e séries de TV tende a perder espaço (como já ocorreu no segmento de música). Há duas semanas, a Apple anunciou que não terá mais o serviço de gratuito de rádios online pelo iTunes, passando adotar o formato de assinaturas mensais (Apple Music).

Curioso também é que esse Dr Dre (cujo nome verdadeiro é Andre Young) foi o pivô de um processo judicial bilionário, que ainda corre na Justiça americana. O artista tinha assinado contrato em 2009 com a Monster, fabricantes de cabos, fones e equipamentos de som, para lançar os fones de ouvido “Beats by Dr. Dre”, que chegaram a fazer sucesso. Menos de dois anos depois, fundou uma empresa de nome Beats Eletronics e a vendeu para a Apple, em 2014, por US$ 3,2 bilhões – de quebra, Young tornou-se “CEO” da nova marca Beats by Dre. Ou seja, sócio da maior empresa do mundo. Nada mau!

Enfurecido, Noel Lee, fundador e presidente da Monster, que cansou de aparecer em fotos ao lado de Dre, quer agora uma indenizaçãoalegando que o cantor roubou dados técnicos estratégicos e não lhe pagou nem um centavo daqueles 3,2 bilhões.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago