Categories: Uncategorized

Não me perturbe. Mesmo!!!

Entrou no ar nesta terça-feira o site naomeperturbe.com.br, iniciativa das principais operadoras de telecom do país que atende a uma determinação da Anatel, feita em junho. A ideia é que os consumidores cadastrem no site seus números de telefone caso queiram bloquear chamadas de telemarketing originadas pelas prestadoras. O grupo promete que não haverá mais ligações indesejadas 30 dias após o registro do número pelo dono da linha.

Fazem parte as operadoras Claro/NET, Sky, Telefonica/Vivo, Tim, Oi, Nextel, Algar e Sercomtel. Vale lembrar que algo desse tipo já foi tentado no passado pela própria Anatel, mas parece que as empresas não aceitaram as regras; eu e muitos amigos cadastramos nossos números no Procon e nem por isso deixamos de receber as irritantes ligações. Agora, são as próprias operadoras que se comprometem a não ligar. Só não foi informado se haverá alguma punição para quem descumprir o acordo.

Uma das dificuldades é que, com a digitalização, você pode hoje receber chamadas de qualquer parte do mundo. Um suposto vendedor pode ligar oferecendo produtos desta ou daquela operadora – e geralmente o fazem nos momentos mais inconvenientes. Para cortar custos, muitas delas terceirizam os serviços de telemarketing, o que, aliás, é feito também por bancos, empresas de cartão de crédito etc. Será um desafio e tanto fazer cumprir a nova regra.

Importante: o bloqueio vale apenas para chamadas das empresas citadas, que respondem por 32% do telemarketing atualmente, segundo a Anatel, que informou ter registrado nada menos que 620 mil pedidos de bloqueio somente até as 17h desta terça. O consumidor continua à mercê de outros segmentos; no caso dos bancos, por exemplo, seria necessário o Banco Central criar um “nãomeperturbe” do setor financeiro. Mas talvez seja sonhar demais.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Eu mesmo resolvi isso usando a função "não perturbe" do meu celular que só toca quando a ligação é originada de número da minha lista de contatos. Já no moribundo telefone fixo, a o som de chamada fica no "mute" o tempo todo.

  • Agora tem-se que fazer o Não Perturbe 2, para bancos e financeiras que insistem ligar e empurrar serviços e empréstimos não desejados...A falta de punição faz com que de tempos em tempos remendos como esse sejam criados!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

12 horas ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

2 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

3 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

5 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

6 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

6 dias ago