Entrou no ar nesta terça-feira o site naomeperturbe.com.br, iniciativa das principais operadoras de telecom do país que atende a uma determinação da Anatel, feita em junho. A ideia é que os consumidores cadastrem no site seus números de telefone caso queiram bloquear chamadas de telemarketing originadas pelas prestadoras. O grupo promete que não haverá mais ligações indesejadas 30 dias após o registro do número pelo dono da linha.

Fazem parte as operadoras Claro/NET, Sky, Telefonica/Vivo, Tim, Oi, Nextel, Algar e Sercomtel. Vale lembrar que algo desse tipo já foi tentado no passado pela própria Anatel, mas parece que as empresas não aceitaram as regras; eu e muitos amigos cadastramos nossos números no Procon e nem por isso deixamos de receber as irritantes ligações. Agora, são as próprias operadoras que se comprometem a não ligar. Só não foi informado se haverá alguma punição para quem descumprir o acordo.

Uma das dificuldades é que, com a digitalização, você pode hoje receber chamadas de qualquer parte do mundo. Um suposto vendedor pode ligar oferecendo produtos desta ou daquela operadora – e geralmente o fazem nos momentos mais inconvenientes. Para cortar custos, muitas delas terceirizam os serviços de telemarketing, o que, aliás, é feito também por bancos, empresas de cartão de crédito etc. Será um desafio e tanto fazer cumprir a nova regra.

Importante: o bloqueio vale apenas para chamadas das empresas citadas, que respondem por 32% do telemarketing atualmente, segundo a Anatel, que informou ter registrado nada menos que 620 mil pedidos de bloqueio somente até as 17h desta terça. O consumidor continua à mercê de outros segmentos; no caso dos bancos, por exemplo, seria necessário o Banco Central criar um “nãomeperturbe” do setor financeiro. Mas talvez seja sonhar demais.

2 thoughts on “Não me perturbe. Mesmo!!!

  1. Eu mesmo resolvi isso usando a função “não perturbe” do meu celular que só toca quando a ligação é originada de número da minha lista de contatos. Já no moribundo telefone fixo, a o som de chamada fica no “mute” o tempo todo.

  2. Agora tem-se que fazer o Não Perturbe 2, para bancos e financeiras que insistem ligar e empurrar serviços e empréstimos não desejados…A falta de punição faz com que de tempos em tempos remendos como esse sejam criados!

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