Categories: Uncategorized

Globo e Amazon investem contra Netflix

Nesta semana, foi confirmada uma dança das cadeiras no mercado de streaming: João Mesquita, que estava na Globoplay, transferiu-se para a Amazon, onde vai comandar o serviço Prime Video. Em seu lugar, assumiu Erick Bretas, um dos idealizadores do serviço da Globo e um dos responsáveis pela recente virada do grupo na direção digital. Ele vem de um período no Vale do Silício, onde comandava um “hub de inovação” da Globo.
A disputa das duas empresas com a Netflix tende a se acirrar daqui por diante. Aliás, não é novidade que o serviço líder no streaming está sob ataque em seu próprio quintal, com a expansão de concorrentes como Apple Video e Google Video, além da chegada do Disney+, prometido para o final do ano. Some-se a isso ofertas como HBO Go e Fox+, e tem-se um panorama de competição cada vez maior.

           

Sobre o mercado internacional falaremos em outro post. Focando no Brasil, é indiscutível a força da Globo – mais até que a Amazon – para competir com a Netflix. No início do mês, foram inaugurados os novos estúdios da emissora no Rio de Janeiro (foto), que passam de 8 para 12,5km2, o maior complexo de produção da América Latina. É um investimento de R$ 200 milhões, que inclui três estúdios com espantosos 1.500 metros quadrados cada!!!

Falando a jornalistas durante o evento, Jorge Nóbrega, presidente do Grupo Globo, revelou que a ampliação faz parte de um plano de investimentos de R$ 1,1 bilhão na compra de equipamentos e atualização de softwares, além de R$ 4,2 bilhões que serão gastos na produção de novos conteúdos, nos próximos quatro anos. “Trabalharemos com resultado operacional negativo até 2021. Vamos sacrificar uma parte dos resultados para financiar essa transformação, que visa nos tornar uma empresa de media tech“, anunciou o executivo.
Pelos dados divulgados, os novos estúdios aumentarão em 40% sua capacidade de produção, inclusive em 4K. É parte fundamental do projeto “Uma Só Globo”, significando que todas as operações – TV aberta, TV por assinatura, internet e streaming – passam a produzir como uma unidade integrada. “Mudamos de modelo focado em distribuir conteúdo através da TV para um modelo B2C (business to consumer)”, acrescentou Nóbrega.
Um possível ganho nessa estratégia é fazer aquilo que Google, Facebook e demais gigantes da web já fazem há anos: conhecer melhor o usuário para poder “vendê-lo”. São 70 milhões de usuários, dos quais 30 milhões já estão cadastrados no Globoplay. Como disse no evento o diretor-geral do Grupo, Carlos Schroder: “Vamos entregar ao anunciante o consumidor que ele quer, independente do produto”. 
Exemplo concreto é uma adaptação no velho merchan, que a emissora moldou e popularizou: está sendo flexibilizada a ‘regra de ouro’ que impede artistas de aparecer em anúncios publicitários nos intervalos. Agora, os personagens também serão usados para vender produtos. Eis aí algo que Netflix e Amazon dificilmente poderão oferecer.
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

4 dias ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

4 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

1 mês ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

1 mês ago