Categories: Uncategorized

Vinil, CD e os novos tempos

A edição de setembro da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, chegando esta semana, traz entre seus destaques uma reportagem sobre o revival do vinil. Não é que, redescoberto pelos jovens, o disco analógico está saindo dos porões para se tornar moda outra vez? Não é mais “velho” e, sim, “vintage”. Muitos méritos para o trabalho dos DJs, que até outro dia estraçalhavam – alguns literalmente – seus LPs; hoje, fazem o mesmo com discos digitais e, claro, com arquivos MP3 e congêneres.

Fabricantes que fizeram história no mundo da música – Yamaha, Denon, Technics, Audio Technica, Pioneer e outros – estão trazendo de volta seus toca-discos, que podem ser encontrados em dezenas de sites. Sabe-se lá quanto tempo vai vai durar essa moda… fato é que a RIAA (Recording Industry Association of America), que representa as principais gravadoras, acaba de divulgar uma estatística digna de nota.

 

 

Somando os dados sobre as vendas, a entidade revela que no primeiro semestre do ano foram vendidos 8,6 milhões de toca-discos analógicos, representando uma receita de US$ 224,1 milhões; já os CD players tiveram vendas de 18,6 milhões de unidades, só que a preços bem inferiores, atingindo faturamento de US$ 247,9 milhões. 

Detalhe: as vendas de players de vinil cresceram 12,9% sobre o primeiro semestre do ano passado, enquanto as de CD players estacionaram. Até o final deste ano, diz a RIAA, os lucros da indústria com vinil terão superado os do CD. Claro, tudo representa uma parcela mínima do que as gravadoras faturam hoje. O que as sustenta são os serviços de streaming, que lhes garantem 62% das receitas.

“Não vai mudar nada no nosso negócio, mas queremos continuar incentivando o consumo do vinil, que tem forte apelo emocional”, comentou o CEO da Warner Records, Tom Corson, para o site da revista Rolling Stone. E vejam que curioso: quais foram os artistas que mais venderam em vinil no ano passado? Beatles (campeoníssimos, com 300 mil cópias), Pink Floyd, David Bowie, Fleetwood Mac, Led Zeppelin, Jimi Hendrix e Queen, cada qual com cerca de 100.000 discos vendidos).

Essas velharias… 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago