Categories: Uncategorized

Amazon + Disney, uma aliança e tanto

Ainda ecoam no mercado brasileiro os efeitos do lançamento, no início de setembro, do Amazon Prime. Naquele dia (10/09), caíram na Bolsa as cotações das principais redes varejistas brasileiras: os investidores interpretaram que aquilo era um golpe violento nas perspectivas desses grupos, com base no raciocínio “quem pode segurar a Amazon?”. Nesta quarta (02/10), a notícia de um acordo entre Amazon e Disney deve ter causado arrepios em muito mais gente.

Como se sabe, o segmento de video streaming vive um momento de tensão em todo o mundo, com a chegada de dois “cachorros grandes”, Apple e Disney. Ambas buscam roubar mercado da Netflix, mas sua ação pode ter efeitos danosos também para os demais serviços de filmes online. Inclusive a própria Amazon. Seu acordo com a Disney é mais um movimento nessa corrida.

Pelo que foi divulgado, o Amazon Prime – lançado no Brasil por um preço mensal inferior ao da Netflix (R$ 9,90) – passa a oferecer diversos títulos da Disney, em caráter de exclusividade. Detalhe: no dia 12/11, estreia o Disney+, como relatamos aqui, mas que só estará disponível para os brasileiros no final de 2020, ou talvez 2021. Ou seja, até lá o Amazon Prime vai poder crescer por aqui com ajuda dos super heróis aliados ao Mickey.

É mais um lance na estratégia agressiva da Amazon no Brasil. O Prime não é apenas uma ameaça ao Netflix. Na compra de qualquer item, o usuário “ganha” acesso ilimitado aos filmes da plataforma, além de títulos variados em música, jogos, livros e revistas. Quem assina apenas o Prime Video paga R$ 14 por um catálogo que, se não é igual ao do concorrente (tem muito menos séries e filmes), deve crescer daqui para frente. 

E há a enorme quantidade de itens físicos que a Amazon oferece, prometendo entrega mais rápida e até frete gratuito. Competir, quem há de?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago