Categories: Uncategorized

OLED – QLED — QD-OLED

Exatamente um ano atrás, reportávamos aqui sobre os planos da Samsung de retomar a produção de painéis de TV orgânicos (OLED). Agora, meu colega Ken Werner, jornalista e consultor de vários fabricantes de displays, escreve sobre o tema no site Display Daily, revelando que aqueles planos estão virando realidade. A SDC (Samsung Display Corp) anunciou na Coreia um investimento de espantosos US$ 11 bilhões para converter uma antiga fábrica de painéis LCD, localizada em Tangjeong, na sua primeira unidade de produção especializada em QD-OLED.

Para quem não está familiarizado, QD (Quantum Dots) é a tecnologia por trás dos TVs QLED atuais. Trata-se de uma película contendo milhares de pontos luminosos, não orgânicos, que além de ampliar a luminosidade gerada pelo painel de leds (backlight), podem ser direcionados a partir de impulsos elétricos gerenciados por um processador. 

Nos painéis QD-OLED, informa a SDC, os elementos luminosos são orgânicos e, por isso, com mais sensibilidade e capazes de emitir a própria luz. Só que, ao contrário dos OLEDs adotados hoje pela LG, os da Samsung não utilizam subpixels brancos, argumento da empresa para rebaixar a qualidade das TVs da concorrente. São usados somente elementos azuis, cuja luz atravessa uma película QD para convertê-los em subpixels vermelhos e verdes. As informações foram publicadas originalmente pelo site do jornal Korea Herald, de Seul.

O problema desses planos, diz meu amigo Werner, é que os OLEDs azuis são mais caros, menos eficientes em termos de fabricação (as perdas são maiores) e envelhecem mais rápido. Mais: exigem películas ultra sensíveis para absorver toda a luz e evitar vazamentos – que comprometem a pureza das cores. A solução da Samsung seria aplicar mais uma película sobre o display, o que encarece todo o processo e o torna mais complexo. 

 

Seja como for, o projeto da nova fábrica está a pleno vapor, embora ainda sem data para iniciar a produção. Como a Samsung não liberou imagens de um TV QD-OLED, meu colega valeu-se, para efeito de demonstração, da foto acima: um display OLED de 7″ usado no retrovisor de um carro elétrico Audi e-Tron 2019. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Na minha opinião, essa é mais uma tentativa de salvar um sistema (LCD), que já está com os dias contados. Até 2025, espero que o MicroLed, já esteja dominando o mercado!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

7 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago