Categories: Uncategorized

Criatividade contra as crises

 

Todo brasileiro conhece casos de empresas que não estão suportando a crise atual. Como já aconteceu em períodos anteriores, desastres econômicos atingem em cheio as micro e pequenas, que no Brasil – ao contrário de outros países – padecem da eterna falta de capital de giro. Temos um sistema bancário que, a cada dia mais, faz jus à velha máxima do Barão de Itararé: “Banco só empresta dinheiro a quem apresenta provas de que não precisa de dinheiro”.

Apesar disso, e de todas as burocracias, chantagens e atrasos que nos cercam, há empresários brasileiros competindo contra – e muitas vezes vencendo – grandes marcas internacionais. Num levantamento recente, a equipe da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL listou 23 empresas nacionais que o fizeram, somente no segmento de áudio, vídeo e automação. Já conseguimos produzir aqui itens sofisticados como telas de vídeo dual (exibem imagem dos dois lados), matrizes de áudio/vídeo 4K, subwoofers com design arquitetônico, processadores digitais de áudio multiroom e centrais de automação capazes de controlar um prédio inteiro.

Conversando tempos atrás com um empresário americano, ouvi que se os brasileiros falassem inglês dariam muito trabalho competindo por lá. Não duvido. Esse mesmo amigo , no entanto, estranhou que no Brasil não existam muitas entidades de classe – como há milhares nos EUA, em todos os setores – para lutar contra um Estado que rouba dos cidadãos, todos os anos, mais de 30% de tudo que se produz. Tive que concordar novamente.

Como sabe qualquer pessoa que já morou em condomínio, é difícil juntar mais de dez brasileiros para se organizarem e defenderem benefícios comuns – uns desconfiam dos outros e ninguém quer abrir mão de seus privilégios. Não por acaso, somos campeões mundiais em atitudes como furar fila, sonegar impostos, consumir produtos piratas, pagar propina, estacionar em fila dupla; ultimamente, também em espalhar fake news e desrespeitar regras de saúde coletiva. 

Precisamos urgentemente dar um jeito de canalizar parte da criatividade empresarial, que ajuda a superar crises como esta de 2020, para nos unir por uma sociedade melhor para todos – e sem privilégios, por favor. Aí, sim, poderemos competir com qualquer país do mundo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • As empresas brasilieiras no ramo de áudio, vídeo e automação tem crescido a cada ano inovando em soluções.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago