Categories: Uncategorized

Claro é a primeira com “5G” no Brasil

Antecipando-se às concorrentes Vivo, Oi e Tim, a operadora Claro anunciou nesta quinta-feira o lançamento de seu serviço de celular 5G, que na verdade é um “4G aprimorado”. Explica-se: as transmissões em 5G ainda não estão liberadas pela Anatel, até porque dependem do já novelesco leilão de frequências tantas vezes adiado (o prazo agora é daqui a um ano). Para poder oferecer o serviço, que certamente tem larga demanda reprimida no país, a Claro vai usar a tecnologia DSS (Dynamic Spectrum Sharing).

“Compartilhamento Dinâmico de Espectro” é uma solução largamente utilizada em todo o mundo, que permite reaproveitar frequências de uma determinada faixa para transmitir em outra. O sinal obtido na ponta não é o verdadeiro 5G, mas funciona na prática como excelente upgrade para quem hoje usa 4G. Segundo a Claro, a velocidade da conexão pode ser até 12 vezes mais alta!

 

 

A operadora fez o comunicado em parceria com a Motorola, que está lançando o primeiro smartphone 5G do país, modelo Edge (foto), anunciado pelo preço sugerido de R$ 5.499. O aparelho também é o primeiro com o chip 765G, da Qualcomm, que possui modem 5G compatível com DSS e até Wi-Fi 6. Certamente, nos próximos meses outros smartphones dessa categoria chegarão ao mercado. 

Entre os especialistas, ninguém tem dúvidas de que a chegada do 5G causará uma revolução não apenas no segmento específico de telecom, mas em toda a cadeia tecnológica. A própria Claro, em seu comunicado, chama atenção para os setores de telemedicina e educação a distância, mas pode-se acrescentar segurança, eventos online, entretenimento e um longo etc. Com 5G, além de mais rápidas, as conexões são mais estáveis e têm maior alcance – dependendo, claro, da infraestrutura que as operadoras terão condições de montar. 

Mas, vendo pelo aspecto estritamente comercial, as primeiras implantações serão nos grandes centros urbanos, São Paulo à frente. É aí que está a principal demanda, acelerada com as quarentenas e as novas necessidades das empresas e seus funcionários. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago