Categories: Uncategorized

TV por assinatura nunca mais será a mesma

 

Sem dizer abertamente, a Globo acaba de tirar do ar a Globosat, talvez a marca mais tradicional do mercado de TV por assinatura. Em seu lugar, entra o genérico “Canais Globo”, que é como aparecerão agora nas grades das operadoras. Aliás, é bom também prestar atenção no verbete “operadoras”, pois estas caminham céleres para se transformar em algo bem diferente do atual papel de empacotadoras de canais – vide o caso Claro (detalhes aqui).

Nesta segunda-feira, executivos da Globo apresentaram a nova estrutura montada sob a rubrica Globoplay. Esse passa a ser o guarda-chuva para todos os conteúdos produzidos e distribuídos pelo grupo: TV aberta, séries nacionais (feitas em casa) e internacionais como as já oferecidas na plataforma, Premiere, Futura, Combate, eventos ao vivo (quando estes voltarem a ser realizados) e os conteúdos de todos os canais até agora centralizados na Globosat. Tudo agora é por aplicativo, sob demanda ou da forma que o consumidor quiser.

Isso quer dizer que a Globo irá vender assinaturas diretamente ao distinto público, inclusive os que nos EUA são chamados cord-nevers: não têm nem querem ter TV por assinatura, embora não abram mão do Netflix e outros serviços de streaming. Continuará fornecendo seus canais às operadoras, mas ao mesmo tempo se torna concorrente delas. “A gente jamais vai dizer: ‘cancele a sua TV por assinatura e venha para o Globoplay. São experiências diferentes”, disse no evento o diretor da área digital da Globo, Erick Bretas. 

 

A aposta é na oferta de conteúdos nacionais com a “assinatura” Globo, algo que nenhum concorrente poderá oferecer. Segundo Bretas, a base de usuários do Globoplay cresceu 145% no primeiro semestre (os números totais não são divulgados), sendo 2/3 deles pagantes (R$ 29,90 ao mês). Agora, por R$ 49,90, a empresa acredita que conseguirá continuar atraindo a audiência que não se dispõe a pagar por uma assinatura convencional, mesmo com a competição cada vez mais forte

Vale lembrar que o app Globoplay já está vindo integrado às TVs Samsung, LG, TCL, Roku e todas as que utilizam plataforma Android. Esses fabricantes aceitaram as regras da Globo sobre o controle de direitos autorais (DRM), de modo que seja impossível copiar os conteúdos pela TV. Assim como Fox e Turner, a Globo defende que o formato de assinatura por streaming não fere a Lei da TV Paga, motivo de disputa judicial, como explicamos aqui

Resta ver agora como reagirão os telespectadores, digo, assinantes.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • "Conteúdo nacional com assinatura globo, algo que nenhum concorrente poderá oferecer."
    Esse Diretor bebeu ou fumou algo muito forte. Não é possível que ele acredite que os produtos da globo tem condições de concorrer com os gigantes do mercado do entretenimento por assinatura.
    Produtos globo de graça na TV aberta é claro que muuita gente assiste, por falta de opções.
    Agora, pagar pra ver essas porcarias, convenhamos, estão sonhando.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago