Categories: Uncategorized

TV brasileira chega aos 70 anos

Nesta sexta 18, comemoram-se 70 anos da inauguração da televisão no Brasil. A história já foi contada das mais diversas maneiras, em artigos de jornal e revista, especiais de TV e centenas de vídeos na internet. Infelizmente, grande parte dela perdeu-se em meio ao descaso de seus protagonistas – não os artistas, claro, que teriam todo interesse em preservar essa sagrada memória, mas os empresários e executivos das emissoras, sempre de olho apenas na audiência imediata. Basta lembrar os incêndios que destruíram acervos inteiros das redes pioneiras: Tupi, Excelsior, Record, Bandeirantes e Paulista (futura Globo).

Na próxima semana (21 a 24/09), a História (com H maiúsculo) da TV brasileira será revivida num formato diferente, mais interativo, obra do jornalista, professor e pesquisador Gabriel Priolli, um dos grandes estudiosos da comunicação no Brasil. Com 45 anos de estrada, grande parte deles passada nas principais emissoras do país, e autor de dois livros seminais sobre essa mídia, Gabriel propõe uma nova abordagem para estudar o veículo de comunicação mais importante do século 20 – alguns dizem que a posição hoje é ocupada pela internet, mas há controvérsias.

Sob o título “Como viemos da TV a lenha para milhões de canais”, o curso terá formato de minissérie, em 4 episódios, sempre no mesmo horário (19h às 21h30), exatamente como se assistiam aos seriados na era pré-ondemand. Inspirado no clássico Túnel do Tempo, série ícone da TV nos anos 1960/70 (vejam aqui um trailer), o jornalista vai conduzir o público numa “viagem” pelos 70 anos que se celebram esta semana.

Conhecendo-o há décadas, posso apostar que será um programa ao mesmo tempo divertido e esclarecedor, especialmente para quem não estava por aí em momentos épicos como as primeiras telenovelas, a época da censura, os debates políticos, as grandes coberturas jornalísticas, a competição entre as emissoras (acreditem, houve tempo em que a Globo tinha concorrentes).

Será também, claro, uma viagem nostálgica para quem gosta de tecnologia: o lançamento do videotape (circa 1962), a transmissão ao vivo da chegada do homem à lua (1969), a estreia da TV em cores (1972), o surgimento da TV por assinatura (anos 1990) e certamente muito mais. 

Programa obrigatório para todo mundo que trabalha com ou estuda comunicação, mas não só: todo mundo que sonha com um país melhor. Flashes desse Brasil eternamente “do futuro” estarão lá para quem, como diria o poeta, tiver olhos de ver e ouvidos de escutar. Este é o link para saber os detalhes do curso e fazer inscrição

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago