Categories: Uncategorized

Seis meses vivendo sem dinheiro

Só recentemente me dei conta de que estou vivendo sem dinheiro há meses. Digo, sem dinheiro vivo, em espécie. Talões de cheque fazem parte do meu passado, definitivamente. E agora leio, na Folha de São Paulo, que não estou sozinho. Desde março, houve aumento de 6% nas transações com cartão. E a consultoria Euromonitor prevê que, na comparação com 2019, este ano registrará queda de 19% nos pagamentos com notas e moedas.

De fato, um dos consolos diante da pandemia é a possibilidade de se usar cartão (débito e/ou crédito) para quase tudo. Qualquer camelô ou vendedor de pipoca hoje tem a famosa maquininha, quando não o app que permite pagamentos pelo celular. E agora, com o Pix, novo sistema de transferências instantâneas anunciado pelo Banco Central, a tendência é que o dinheiro vivo perca mais espaço.

Num país tão desigual, é interessante pensar que nesses casos – celular e dinheiro eletrônico – a tecnologia é uma valiosa arma contra a desigualdade. Claro, exige-se que todos tenham conta bancária, o que infelizmente ainda não é possível (será, um dia?). Mas, com o surgimento dos bancos digitais – outra evolução tecnológica -, os caminhos são bem menos tortuosos e injustos do que estamos acostumados nos “bancões”. Menos mal.

Transações eletrônicas são mais rápidas e seguras, menos sujeitas a fraudes, que podem ser melhor rastreadas. Que sejam amplas, gerais e desburocratizadas, pois! Só aos burocratas e aos desonestos, aqueles que carregam dinheiro em malas e compram até apartamento em espécie, interessa manter um esquema em que se gasta uma nota, literalmente, para imprimir aberrações como a tal cédula de R$ 200.

E, afinal de contas, o lema deste blog é “tecnologia para tudo (e para todos)”. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago