Era questão de tempo: talvez já em outubro estejam no mercado americano os primeiros TVs com a marca Amazon. A notícia foi dada nesta quinta-feira pelo site Business Insider, especialista nos bastidores da indústria eletrônica, e ainda não confirmada pela empresa. Seriam modelos na faixa entre 55 e 75 polegadas, fabricados por parceiros como a chinesa TCL, e comandados pelo Alexa. O plano é colocá-los em lojas dos EUA no próximo mês, mas pode haver atraso em função de problemas logísticos.

No ano passado, a gigante do e-commerce fez uma experiência lançando TVs com a marca AmazonBasics na Índia (foto acima), produzidos por um parceiro local. Em alguns países, já saíram também TVs de marcas como Toshiba trazendo embutido o software Fire TV, da Amazon. E a empresa já lançou aparelhos como forno de microondas, amplificadores e subwoofers com sua marca, também com acionamento via Alexa.

Uma das fontes ouvidas pelo site, em off, disse que o lançamento de TVs é estratégico para a expansão do assistente Alexa, já que, embora seja um sucesso mundial, essa plataforma ainda é utilizada somente para duas funções básicas – tocar música e perguntar as horas; muito pouco para um software tão avançado e que consumiu milhões em desenvolvimento.

O problema é que, lançando TVs com marca própria, a Amazon se torna automaticamente concorrente de Samsung, LG e as outras grandes marcas mundiais que também vendem através do Amazon.com. Como ficará o relacionamento com tão ilustres parceiros? Talvez nem Jeff Bezos saiba, ele que agora parece mais interessado em chegar à Lua.

De qualquer modo, nunca é demais lembrar que o fato de ser uma potência de vendas não faz da Amazon uma marca infalível. Anos atrás, o Google lançou sua linha de smartphones que foi um fracasso estrondoso (relançou recentemente, mas está longe de fazer frente à concorrência).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *