Categories: Uncategorized

Samsung adere à conexão universal

Depois de Apple e Google, a Samsung é a terceira gigante a anunciar que todos os seus produtos serão compatíveis com o padrão de conexão Matter. Como explicamos neste post de seis meses atrás, o Matter – antes chamado ChiP (Connected Home over IP) – vai se consolidando como o “padrão definitivo” (se é que se pode usar esse termo…) para conexões sem fio a partir de agora.

O comunicado da Samsung foi feito na semana passada durante sua conferência de desenvolvedores SDC21, seguindo os exemplos de Apple e Google em eventos semelhantes. Assim, quem desenvolve softwares e aplicativos para produtos das três marcas ficou sabendo que a ordem é trabalhar sobre o novo protocolo de comunicação, tido por especialistas como chave para a Internet das Coisas (IoT).

A promessa da Samsung é de que smartphones, tablets, notebooks, TVs e eletrodomésticos sairão em 2022 compatíveis com Matter, ou seja, será possível conectá-los sem fio a qualquer produto que siga esse protocolo. A ideia dos criadores do padrão é que todos os fabricantes ofereçam a mesma interface e o mesmo processo de configuração, acabando com aquela chatice de, por exemplo, um aparelho não aceitar o sinal de outro.

O fato de essas três gigantes (que em muitos casos são rivais) concordarem em adotar o Matter é importante para sinalizar aos concorrentes que, se não fizerem o mesmo, correm o risco de ficar para trás. A história já provou que, nesses casos, nunca é bom negócio ficar contra os gigantes.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago