Depois de Apple e Google, a Samsung é a terceira gigante a anunciar que todos os seus produtos serão compatíveis com o padrão de conexão Matter. Como explicamos neste post de seis meses atrás, o Matter – antes chamado ChiP (Connected Home over IP) – vai se consolidando como o “padrão definitivo” (se é que se pode usar esse termo…) para conexões sem fio a partir de agora.

O comunicado da Samsung foi feito na semana passada durante sua conferência de desenvolvedores SDC21, seguindo os exemplos de Apple e Google em eventos semelhantes. Assim, quem desenvolve softwares e aplicativos para produtos das três marcas ficou sabendo que a ordem é trabalhar sobre o novo protocolo de comunicação, tido por especialistas como chave para a Internet das Coisas (IoT).

A promessa da Samsung é de que smartphones, tablets, notebooks, TVs e eletrodomésticos sairão em 2022 compatíveis com Matter, ou seja, será possível conectá-los sem fio a qualquer produto que siga esse protocolo. A ideia dos criadores do padrão é que todos os fabricantes ofereçam a mesma interface e o mesmo processo de configuração, acabando com aquela chatice de, por exemplo, um aparelho não aceitar o sinal de outro.

O fato de essas três gigantes (que em muitos casos são rivais) concordarem em adotar o Matter é importante para sinalizar aos concorrentes que, se não fizerem o mesmo, correm o risco de ficar para trás. A história já provou que, nesses casos, nunca é bom negócio ficar contra os gigantes.

1 thought on “Samsung adere à conexão universal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *