Categories: Uncategorized

As ótimas atrações do streaming

Uma das reportagens da edição de fevereiro da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL trata do fenômeno “streaming” no Brasil. Nos últimos dois anos, surgiram mais de 50 serviços – entre nacionais e estrangeiros – para atender variadas faixas de público, dos que buscam séries novas aos fissurados por clássicos do cinema, produções independentes, filmes de arte europeus, asiáticos, animes japoneses, conteúdos brasileiros etc.

Como mostramos neste post, o streaming está se tornando – e não só no Brasil – a “nova televisão”, levando muitos a cancelarem as assinaturas de TV tradicional e obrigando os canais a migrarem para a internet. A reportagem traz até um comparativo de preços, mostrando que o valor somado das mensalidades das dez principais plataformas (Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, Globoplay, HBO Max, Telecine, Apple TV+, Paramount+, Star+ e Looke) já supera de longe o custo de uma assinatura da Claro ou da Vivo.

Bem, não acredito que alguém assine todos esses dez serviços, mas de qualquer modo é uma amostra de como eles estão sendo atraentes para o usuário. A reportagem fala ainda dos serviços de streaming gratuito, como Pluto TV, Plex e Vix, cujo modelo de negócio se baseia em publicidade, ou seja, mais parecido com um canal de TV convencional.

Aquelas dez plataformas não foram escolhidas ao acaso. São as que mais aparecem nas pesquisas que medem a preferência dos brasileiros, entre as quais a do site alemão JustWatch – que monitora esse segmento em vários países – é a mais confiável. Vejam no gráfico o levantamento correspondente ao último trimestre de 2021, confirmando a supremacia de Netflix e Amazon Prime Video, justamente as duas plataformas que oferecem maior quantidade (e variedade) de filmes e séries:

Em tempo: o JustWatch é uma das raras fontes onde se pode descobrir, em dois ou três cliques, onde está aquele filme, série, documentário etc. que alguém comentou e que você quer assistir, mas não encontra.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago