Categories: Uncategorized

Netflix + Microsoft: parceria ganha-ganha

Meses atrás, o site minhaoperadora.com listou 10 plataformas gratuitas de streaming como opção para quem não quer (ou não pode) pagar uma assinatura. Até o próximo ano deve sair uma atualização incluindo o plano de baixo custo do Netflix, anunciado esta semana, fruto de uma parceria com a Microsoft.

O chamado FAST (Free Ad-supported Streaming TV), ou AVoD, é sem dúvida uma tendência que veio para ficar e resgatar o velho hábito de se ver televisão com intervalos comerciais. Já comentamos que isso é efeito direto da crise mundial (vejam aqui), agravada pela guerra da Ucrânia e o aumento da inflação. As pessoas estão com menos dinheiro, e streaming – apesar de alguns “loucos por séries” – ainda não é um item de primeira necessidade.

Sabia-se desde abril que a Netflix pretendia criar um serviço de streaming com mensalidade mais baixa, para tentar conter a queda de assinantes. O próprio Reed Hastings, fundador e CEO, admitiu que a perda pode chegar a 2 milhões de contas até o fim do ano. De fato, não é fácil disputar uma guerra de mercado em que os concorrentes são gigantes (Disney, Amazon, Apple) e jogam o preço lá embaixo – a própria Netflix começou assim, lembram-se?, para desespero dos canais de TV paga.

Segundo o New York Times, Hastings e sua equipe vinham conversando com possíveis parceiros, entre eles o Google, até acabar fechando com a Microsoft. Ainda não se sabe os termos do acordo, mas analisando o perfil das duas empresas não é difícil imaginar as sinergias. É quase uma parceria ganha-ganha, que tem boas chances de dar certo.

Em 2020, a Netflix começou a montar sua divisão de games, para atrair o público jovem. Nessa estratégia, é essencial aproveitar o patrimônio acumulado pela empresa, ou seja, suas diversas produções de sucesso que têm apelo para a mídia game: Stranger Things, Casa de Papel e Black Mirror são frequentemente citados.

Mas o segmento de games é bem diferente de cinema e TV. E poucas empresas o conhecem tão bem quanto a Microsoft, que criou a plataforma Xbox para explorar, entre outras, a febre dos jogos online. Num primeiro momento, a MS está sendo contratada para prover a infraestrutura de tecnologia e publicidade de que a Netflix irá precisar. Mas a empresa fundada por Bill Gates terá acesso à enorme base de dados dos mais de 200 milhões de assinantes da nova parceira. E, mais à frente, outros projetos conjuntos podem surgir. Ou seja, os interesses de ambas se combinam.

Um outro fato da semana revela que a estratégia da Netflix deve estar correta: no anúncio das séries indicadas ao Emmy, o “Oscar do streaming”, a empresa ficou bem atrás da concorrente HBO, embora produza e lance uma quantidade muito maior de títulos (vejam aqui). Talvez seja mesmo a hora de buscar outras fontes de receita.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

5 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago