Categories: Uncategorized

Quem tem mais músicas no streaming?


Nesta segunda-feira, em mais um grande lance de marketing, a Apple divulgou ter atingido a absurda marca de 100 milhões de músicas no Apple Music. Herdeiro do iTunes, criado em 2001, o serviço é o preferido dos usuários de dispositivos Apple e vem ganhando assinantes também entre os “Androiders”.

Mais até do que Spotify e Tidal, que são empresas 100% dedicadas ao streaming de música, a empresa fundada por Steve Jobs encara a música como uma obsessão – legado, aliás, de seu fundador que, como se sabe, salvou a indústria do disco no início do século ao criar o mercado oficial de música digital.

O anúncio desta segunda feira é daquele tipo que não há como negar. Quem irá contar, de fato, quantas músicas (ou filmes) um serviço de streaming está oferecendo num determinado dia? No início do ano, a Apple havia divulgado um número diferente: 75 milhões – de novo, impossível saber ao certo. O Spotify, por exemplo, divulga 80 milhões. E, ao contrário do streaming de filmes, é raro um serviço retirar de catálogo um álbum ou faixa musical.

Mais importante do que esses números estratosféricos talvez seja entender como a música digital está evoluindo. Segundo a Apple, por volta de 1960 eram lançados cerca de 5 mil álbuns (vinil) a cada ano; hoje, o Apple Music está presente em 167 países (suponho que Spotify e Amazon Music idem) e, diz Rachel Newman, diretora do serviço, “qualquer pessoa pode compor e gravar uma música e lançá-la globalmente pelo streaming”.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

2 dias ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

4 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago