Categories: Uncategorized

A CES e o que 2023 nos reserva

 

De volta aos trabalhos após o recesso de fim de ano, começo aqui desejando a todos os leitores um ótimo 2023! Que tenhamos um país mais solidário e menos dividido!!!

Como sempre, o ano para nós tem início com a CES de Las Vegas, que abriu nesta 5a feira trazendo algumas boas novidades em vídeo, áudio, mobilidade e soluções smart. O evento vai até domingo, mas pelo que pudemos apurar até agora indica algumas tendências que iremos observar ao longo do ano.

No segmento de displays, as atenções mais uma vez se voltam para Samsung, LG e TCL, as três marcas mais vendidas no mundo (e no Brasil também) e as que mais investem em inovação. A Samsung está apresentando em Las Vegas seus modelos QD-OLED, agora com mais opções de tamanho, incluindo um gigante de 77″ (foto acima) e um “minúsculo” de 34″.

No ano passado, a empresa lançou em alguns países versões de 55″ e 65″, muito elogiados mas com preços considerados pouco atraentes para o público. Agora, pelas informações disponíveis, a performance vem otimizada por um algoritmo chamado IntelliSense AI e um novo material que reveste os leds orgânicos, apresentado como HyperEfficient EL (aqui, mais detalhes).

Da LG, além de uma nova geração de OLED (séries C3, G3 e Z3) que proporciona até 70% a mais de brilho que as séries do ano passado (C2, G2 e Z2, esta não lançada no Brasil), vêm agora inovações explorando o conceito flex-form: displays de tamanhos e formatos variados, que podem ser dobrados, esticados e assim por diante. Um dos protótipos é este, de 8″, que pode exibir imagens dos dois lados em 360º!

Vamos comentar aqui nos próximos dias as novidades das chinesas TCL e  Hisense (que este ano promete entrar no mercado brasileiro), além de marcas de áudio como Harman – sempre uma presença forte na CES – e a surpreendente Focal, marca high-end francesa que pela primeira vez participa do evento. Fiquem ligados.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 dia ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago