A notícia pegou de surpresa quase todo mundo no mercado de áudio: a Bose, talvez a mais cultuada marca de áudio profissional, literalmente entregou os pontos nesta 2a feira, ao anunciar a venda dessa sua divisão. Por ser uma empresa de capital fechado, a Bose não é obrigada a divulgar os termos do acordo fechado com o fundo de investimentos Transom, especialista em socorrer empresas de tecnologia em dificuldades.
Não se sabe se é esse o caso da Bose, fundada em 1964 (portanto, quase cinquentenária), cujo lema é “better sound through research”. Em 2013, quando da morte de seu fundador Amar Bose (vejam aqui), comentamos alguns dos motivos que transformaram a empresa em cult. Nada indicava que enfrentaria problemas justamente no segmento profissional, já que grande parte desse culto vem justamente de músicos e engenheiros de áudio.
No comunicado divulgado hoje, a CEO da Bose Corporation, Lila Snyder, afirma que o fundo Transom será capaz de oferecer à divisão Pro “a atenção necessária”. Depreende-se então que a própria Bose não está sendo capaz disso. Sua estratégia agora é focar nas três áreas que considera mais interessantes: soluções de áudio portátil, aparelhos para uso residencial e som automotivo.
Talvez seja uma oportunidade para a empresa rever sua política de distribuição internacional, pelo menos no segmento de áudio residencial. Em países como o Brasil, a marca vem sendo maltratada há alguns anos, desde que deixou de ter um distribuidor oficial, com produtos à venda em qualquer market place, e de procedência duvidosa.
São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…
Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…
A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…
Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…