Categories: Uncategorized

Bose abandona o áudio profissional

A notícia pegou de surpresa quase todo mundo no mercado de áudio: a Bose, talvez a mais cultuada marca de áudio profissional, literalmente entregou os pontos nesta 2a feira, ao anunciar a venda dessa sua divisão. Por ser uma empresa de capital fechado, a Bose não é obrigada a divulgar os termos do acordo fechado com o fundo de investimentos Transom, especialista em socorrer empresas de tecnologia em dificuldades.

Não se sabe se é esse o caso da Bose, fundada em 1964 (portanto, quase cinquentenária), cujo lema é “better sound through research”. Em 2013, quando da morte de seu fundador Amar Bose (vejam aqui), comentamos alguns dos motivos que transformaram a empresa em cult. Nada indicava que enfrentaria problemas justamente no segmento profissional, já que grande parte desse culto vem justamente de músicos e engenheiros de áudio.

No comunicado divulgado hoje, a CEO da Bose Corporation, Lila Snyder, afirma que o fundo Transom será capaz de oferecer à divisão Pro “a atenção necessária”. Depreende-se então que a própria Bose não está sendo capaz disso. Sua estratégia agora é focar nas três áreas que considera mais interessantes: soluções de áudio portátil, aparelhos para uso residencial e som automotivo.

Talvez seja uma oportunidade para a empresa rever sua política de distribuição internacional, pelo menos no segmento de áudio residencial. Em países como o Brasil, a marca vem sendo maltratada há alguns anos, desde que deixou de ter um distribuidor oficial, com produtos à venda em qualquer market place, e de procedência duvidosa.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

1 hora ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago