Vários sites de origem asiática vêm publicando uma das grandes notícias deste começo de ano (embora ainda não confirmada pelas empresas): as sul-coreanas Samsung e LG, uma das maiores rivalidades da história (vejam aqui), estão se unindo. E o motivo é bem fácil de entender: ambas precisam se ajudar para enfrentar a crescente ameaça dos fabricantes chineses.
A DSCC (Display Supply Channel Consulting), consultoria muito respeitada na indústria, garante de suas fontes que o acordo já está em andamento, entre as divisões de displays das duas gigantes coreanas. A primeira medida concreta teria sido assinar um contrato expandindo o fornecimento de painéis WOLED (o polêmico “OLED branco”) da LG para a Samsung. Atualmente, a SVD (Samsung Visual Display) produz apenas painéis nos tamanhos de 55″, 65″ e 75″, mas não o tamanho maior (83″), este fornecido pela concorrente.
Pelo novo acordo, a LG passaria a fornecer todos os tamanhos, inclusive o menor (42″), já que a estratégia da Samsung é ampliar sua oferta este ano (aqui, os detalhes). O DSCC, que trabalha com os dados industriais das empresas, estima que em 2024 a oferta de painéis OLED irá aumentar quase 10X, chegando a aproximadamente 800 mil unidades. Num horizonte de cinco anos, a previsão é de 5 milhões de painéis.
Parceria pode se estender aos painéis LCD
Mas não é só. As duas rivais estariam acertando também um aumento no fornecimento de painéis LCD, ainda os mais vendidos no mundo. A SVD parou de produzi-los em 2022, passando a comprá-los da chinesa BOE, a maior fabricante do mundo. Mas os dois grupos entraram em rota de colisão após a Samsung acusar a BOE de quebra de patentes (o caso está na Justiça). Portanto, interessa agora à SVD ter outro fornecedor, o que vem atender à estratégia da LG. Esta forneceu à rival 3 milhões de painéis LCD em 2023; o plano é dobrar este ano.
Em tempo: a LG também havia anunciado em 2022 que abandonaria a produção de LCD, mas voltou atrás agora em janeiro ao reativar uma antiga fábrica que tinha na China. Só quem pode atrapalhar é outra chinesa, a TCL, que tem a Samsung como parceira na CSOT (China Star Optoelectronics Technology), que desenvolve a próxima geração de displays. Foi exatamente a CSOT que comprou a antiga fábrica de LCDs da Samsung, fechada em 2022, como se vê neste link.
São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…
Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…
A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…
Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…
View Comments