Categories: Uncategorized

Combinando moderno e retrô

Cerca de dois anos atrás, a Harman – um dos maiores fabricantes de caixas acústicas do mundo – teve a ideia de relançar o modelo JBL L100, um clássico audiófilo dos anos 70 que, por algumas estatísticas disponíveis, é a caixa mais vendida até hoje. Comentamos o lançamento neste post, sem imaginar que a empresa já preparava uma versão compacta do produto, agora para uso portátil (vem até com alça de transporte).

A série Authentics, que vimos na CES em janeiro, chegou ao Brasil primeiro na versão 300 (vejam aqui) e agora sai também a versão 500, com maior potência (135W em 3.1 canais). Nesta 5a feira, a Harman promoveu evento de lançamento numa das lojas Fast Shop, posicionando a Authentics como seu trunfo de entrada no segmento mid-end. Trazendo os dois mais populares assistentes de voz (Google e Alexa), além do software Dolby Atmos Music, a Authentics 500 pode funcionar tanto em Bluetooth quanto em rede Wi-Fi.

Sobe assim o patamar do áudio portátil, segmento até agora baseado em caixinhas de desempenho limitado e carência de graves. O design retrô da série Authentics com certeza é um chamariz, e do ponto de vista técnico os recursos de áudio sem fio se encaixam nos conceitos mais modernos. Segundo a Harman, é possível sonorizar uma casa inteira com caixas dessa linha utilizando a rede Wi-Fi local (a empresa oferece outras caixas compatíveis); além disso, a Authentics 500 é compatível com vários protocolos de áudio sem fio, como AirPlay, MRM, Chromecast e Spotify Connect.

Outro diferencial é que a caixa é produzida com materiais reciclados, incluindo o tecido (100%), o plástico (85%) e o alumínio (50%). A meta da Harman, em termos mundiais, é alcançar a neutralidade no consumo de carbono até 2040.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago