Nunca será demais ressaltar o trabalho dos lojistas especializados para a difusão da tecnologia. Em países como EUA, Austrália e Inglaterra, esses profissionais – muitas vezes empreendedores-solo – são celebrados e paparicados pela indústria em geral, inclusive com prêmios e grandes eventos. Aqui, infelizmente, há raros casos.
Duas semanas atrás, a Harman do Brasil anunciou o lançamento de uma edição especial da icônica caixa acústica JBL L100, original de 1970, e o local escolhido foi a loja Raul Duarte, em São Paulo. Para quem não sabe, essa loja é a mais antiga em atividade no país; foi fundada em 1947 com o nome de seu fundador, e hoje é administrada por suas netas Eliana, Fernanda e Patricia Duarte.

A Harman teve a feliz ideia de combinar o fato de a RD ser um tradicional ponto de encontro dos fãs do áudio hi-fi (e, portanto, ideal para demonstrar a L100) com uma data histórica: foi em 1946 que James Bullough Lansing fundou a empresa com suas iniciais no nome (JBL). Ou seja, as duas – JBL e RD – vêm caminhando em paralelo há mais de 70 anos.

A L100 marcou época nos anos 70, tanto pela qualidade sonora quanto pelo design diferenciado e a incrível durabilidade – é a caixa mais vendida até hoje no mundo. A nova versão mantém o design, mas, claro, atualiza a parte interna com componentes de última geração. Está sendo lançada em edição limitada, e pode ser apreciada numa visita à Raul Duarte.

Por sinal, a tradicional loja paulistana fechou também parceria com a Samsung para exibir numa de suas salas a celebrada TV The Wall, que comentamos aqui. Trata-se de um painel de leds inorgânicos (MicroLED) que pode ser montado em diversos tamanhos e formatos; o painel é composto por blocos de leds que emitem a própria luz. Para quem tiver curiosidade de ver suas imagens espetaculares, é só marcar um horário na RD.

2 thoughts on “Um viva às lojas especializadas

  1. Excelente esse lançamento e a escolha da Loja Raul Duarte, pois premia alguém desse país que ainda valoriza algo raro e descontinuado que é o áudio e de qualidade. Vejo que esse hobby ficou relegado aos”+velhos”, pois a juventude não teve o prazer de avaliar equipamentos e com qualidade. Parabéns a iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *