Categories: Uncategorized

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana passada em São Paulo, de “Geração AI TV”. Tudo a ver com o crescente interesse dos consumidores pela Inteligência Artificial, tecnologia que, como já mostramos aqui e aqui, tende a ser cada vez mais dominante. De fato, as novas TVs são um belo passo nessa evolução. Quase dá para afirmar que agora o usuário pode deixar sua TV funcionar sozinha: basta escolher o que assistir.

Começo pelo upscaling. Se os algoritmos já fazem milagres com os modelos de linguagem, que estão por trás do Chat GPT e agora do Google Gemini, por que não usá-los para aproveitar o máximo das resoluções de imagem nas TVs? Na “Geração AI”, o processador da TV abriga gigantescos bancos de dados com imagens de todo tipo que servem de referência aos algoritmos. Upscaling, como se sabe, é um processo de multiplicação de pixels para transformar, por exemplo, uma imagem Full-HD em 4K ou 8K.

Com algoritmos de alta precisão, os pixels são gerados a partir de informações colhidas na análise de pontos da imagem original, que por sua vez são comparadas com as imagens de referência. Assim, o processador consegue manipular pixels originais e replicá-los de acordo com a necessidade (vejam neste vídeo). Uma imagem Full-HD contém pouco mais de 2 milhões de pixels. Dá pra imaginar a engenharia de software necessária para transformá-la em 33,176,600 desses elementos, ou seja, uma resolução 16X mais alta!

Mais impressionante é que tudo isso acontece em tempo real, enquanto você está assistindo seu filme numa TV 4K ou, como no exemplo acima, 8K. A Samsung ressalva que ainda não é possível atingir toda essa quantidade de pixels, daí por que nas especificações sobre upscaling há sempre a citação “próximo de 8K”.

Fica claro que o domínio da tecnologia de IA, com todas as suas complexidades, é essencial para qualquer fabricante que queira competir no segmento de TVs Premium. Em próximos posts, vamos tentar destrinchar as outras inovações da Geração AI TV, que conhecemos na CES, em janeiro, e que agora chega para o consumidor brasileiro.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

3 semanas ago