Categories: Notícias

Fábrica de chips: Toshiba fora!

Cantamos essa bola há quase dois anos, quando o governo anunciou a opção pelo padrão japonês de TV Digital. Na época, o ministro Helio Costa usou como argumento um suposto compromisso dos japoneses (particularmente da Toshiba) de instalar no Brasil uma fábrica de chips, que abasteceria os fabricantes de conversores e processadores.

Claro que era lorota, desde o começo a Toshiba deixou claro que não iria se comprometer com um projeto desses, sabendo que o mercado brasileiro não tem escala para fabricação de chips – pelo menos não para concorrer com os custos chineses. Agora, veio a confirmação: a Toshiba comunicou oficialmente que não irá entrar nessa. Quem deu a notícia foi o governador do Rio, Sergio Cabral Filho, que viajou ao Japão para tentar convencer a empresa a instalar a tal fábrica no seu estado.

Na Folha de S.Paulo, Elvira Lobato – que considero a melhor jornalista brasileira especializada em tecnologia – deu o furo: entrevistou Cabral por telefone, deixando furioso o Palácio do Planalto (leia o texto aqui). A ministra Dilma prometeu ir pessoalmente ao Japão em abril, para tentar reverter essa decisão, mas se for irá perder seu tempo. O Brasil perdeu o bonde tecnológico nos anos 80/90, quando poderia ter incentivado a instalação de fábricas de chips mas preferiu manter-se fechado, com a malfadada reserva de mercado de informática. Agora, é tarde.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Perdeu mesmo o bonde, Orlando, e acho que nunca mais o país consegue pegar outro. Naquela época, trabalhava em uma consultoria financeira no Rio e sei bem o que passei com a resesrva de mercado. De vez em quando recebíamos fiscais da receita que abriam as nossa gavetas no escritório para verificar o que tínhamos de equipamento de informática. Éramos tratados como criminosos! Agora é tarde, viva a economia de mercado e os países que sabem utilizá-la! Ficsmos para trás do mundo desenvolvido, com nossa estrutura tributária da idade média. Acabou, Brasil!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago