Categories: Notícias

Jornais vs. web

A Associação Mundial de Jornais (WAN, na siga em inglês) está fazendo campanha global para promover o uso desse veículo – jornais impressos – pelo público que atualmente migra para a internet. Com tiradas criativas, a campanha acusa os defensores da web de fazer “afirmações absurdas e prejudiciais” contra a mídia impressa. O objetivo é recuperar leitores e também o faturamento publicitário, que como comentei aqui dias atrás vem caindo continuamente.

Neste site há um resumo da campanha, que me parece louvável como defesa do segmento. Um de seus motes é este: se um dia o Google conseguir atingir e influenciar bilhões de pessoas como conseguem os jornais, essa notícia será dada pela imprensa escrita. Será? A discussão é uma das mais atuais e interessantes no setor de comunicação. Notem que fazem parte da WAN os maiores jornais do mundo, inclusive The New York Times, que acaba de colocar todo o seu conteúdo diário gratuitamente na web. Não é curioso?

O quadro ao lado mostra o desempenho dos sites de jornais e revistas americanos, o que por si só já ilustra bem como essa campanha pode estar com o foco errado. A meu ver, querer negar o avanço das mídias on-line é tão ridículo quanto afirmar que os jornais vão morrer. Sempre existirá alguém querendo ir a uma banca e comprar seu jornal ou revista preferidos. Tenho um amigo que adora ler no banheiro e diz que não troca esse hábito por nada neste mundo. Quando digo a ele que seus netos provavelmente vão levar o computador junto para lerem as notícias no banheiro, ele ri, desprezando a previsão.

Mas será que estamos muito longe disso?

Para quem quiser se aprofundar nesse assunto, recomendo estes artigos:

*Mídia on-line ganha força na briga por anunciantes

*Em defesa da mídia on-line

*Mídia on-line: por que não?

*O que impede mais investimentos em mídia on-line

*Comentários sobre o meio jornal

*A mídia que traz boa impressão

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago