Categories: Uncategorized

Audiência virtual

Comentei ontem aqui sobre o evento TV 2.0, mas não falei sobre o que disse Larry Gerbrandt, especialista americano que veio falar sobre pesquisas de audiência nos meios digitais. Tentando acalmar executivos das emissoras, ele citou dados dos EUA indicando que o número de pessoas vendo TV pela web ainda é ínfimo, se comparado ao universo global da televisão. Exemplo: enquanto 27,5 milhões de americanos assistiram às Olimpíadas pelas redes abertas (média por dia), foi registrado somente 1,5 milhão de streamings diários durante o evento.

É interessante analisar esse tipo de pesquisa, que a meu ver mais confunde do que explica. Comparam-se coisas diferentes, certo? Evidente que a audiência da televisão é sempre maior que a da web, em qualquer dia ou qualquer evento que esteja acontecendo. Nos EUA, principalmente, pois lá a penetração da TV é de quase 100% das residências; a de computadores deve estar por volta dos 70%, e apenas uma pequena parte deles tem conexão de banda larga que permita, por exemplo, acompanhar um evento ao vivo.

Mas, além do fato de que a chamada audiência virtual cresce velozmente, enquanto o número de TVs ligados cai ou fica no mesmo lugar, há o detalhe (para mim fundamental) de que os públicos dos dois veículos são diferentes. O da internet é mais antenado, crítico e exigente; o da TV, mais passivo e acomodado a ver sempre os mesmos programas. Se a internet está roubando audiência de jornais, revistas e até dos cinemas, não há por que acreditar que não esteja roubando também da televisão.

Ou será que há?

Para os interessados em seu aprofundar na questão, recomendo estes artigos:

Inteligência coletiva, de Carlos Nepomuceno

TV 2.0, de Marcelo Póvoa

Os protagonistas somos nós, de Luis Guilherme Rodrigues

IPTV em redes multimídia, de Nelson Saito

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

4 dias ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

5 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

2 semanas ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago