Categories: Uncategorized

Internet vs. TV Digital

Boa reportagem da última edição da revista Exame mostra como evolui rápido a oferta de novos serviços de vídeo e TV pela internet. Os número são impressionantes: são 11,5 milhões de vídeos acessados por mês, somente no YouTube; no Brasil, a principal fonte é o site Globo.com, que já tem 8,5 milhões de vídeos sendo assistidos mensalmente. Segundo a revista, que cita como fontes as empresas de pesquisa In-Stat, comScore e eMarketer, todas dos EUA, a audiência de vídeos pela web deve crescer 40% nos próximos quatro anos, de 154 para 190 milhões de “webespectadores”. E as receitas com publicidade associada aos vídeos na internet devem saltar de US$ 1,2 bilhão hoje para US$ 4,5 bilhões em 2.012.

O fantástico potencial dese mercado está agitando provedores, operadoras e produtores de conteúdo, entre os quais se alinham as gravadoras de discos, os estúdios de cinema e as emissoras de TV. Um dos maiores sucessos do momento é o site Hulu, criado em março pela Fox e pela NBC Universal, que oferece gratuitamente filmes, seriados e outros programas, num total que já supera a casa de 900 atrações. O site já tem mais de 120 milhões de acessos por mês e deve faturar US$ 90 milhões em publicidade em seu primeiro ano de existência.

Mesmo dando o devido desconto de que esses números são fornecidos pelo próprio site, vai se confirmando a previsão de que a WebTV iria se tornar um sucesso bem antes da própria TV Digital. Na prática, as duas mídias são hoje concorrentes: a audiência da televisão tende a cair com a popularização da internet, e as verbas publicitárias tendem a migrar para o veículo que atinge mais público. Pelo menos, essa é a lógica. Some-se a isso a má qualidade da programação de TV em geral (e não estou falando apenas do Brasil). Mais ainda: a internet favorece a segmentação e o melhor direcionamento das verbas.

Só falta agora os anunciantes e agências de publicidade brasileiros acordarem para essa realidade. Quem demorar para fazer isso pode ser atropelado…

Para entender melhor o fenômeno, eis aqui alguns links interessantes:

WebTV List – Site internacional com um guia completo sobre a programação que emissoras de TV do mundo inteiro levam à internet.

WebTV Go – Mapa-mundi da TV na web, com programação de vários países (quer ver o que a TV da Albânia ou da Malásia colocam na web?)

O melhor da TV na web – Artigo da PC World americana explicando tudo a respeito.

BBC TV – Site da emissora inglesa (considerada a melhor do mundo) que oferece variada programação.

WebTV Right Now – Artigo explicativo sobre televisão na web.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Orlando, infelizmente o HuLu nao pode ser acessado para downloads gratúitos do Brasil. Nossos IPs de origem são bloqueados por motivo de licença comercial.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago