Boa reportagem da última edição da revista Exame mostra como evolui rápido a oferta de novos serviços de vídeo e TV pela internet. Os número são impressionantes: são 11,5 milhões de vídeos acessados por mês, somente no YouTube; no Brasil, a principal fonte é o site Globo.com, que já tem 8,5 milhões de vídeos sendo assistidos mensalmente. Segundo a revista, que cita como fontes as empresas de pesquisa In-Stat, comScore e eMarketer, todas dos EUA, a audiência de vídeos pela web deve crescer 40% nos próximos quatro anos, de 154 para 190 milhões de “webespectadores”. E as receitas com publicidade associada aos vídeos na internet devem saltar de US$ 1,2 bilhão hoje para US$ 4,5 bilhões em 2.012.

O fantástico potencial dese mercado está agitando provedores, operadoras e produtores de conteúdo, entre os quais se alinham as gravadoras de discos, os estúdios de cinema e as emissoras de TV. Um dos maiores sucessos do momento é o site Hulu, criado em março pela Fox e pela NBC Universal, que oferece gratuitamente filmes, seriados e outros programas, num total que já supera a casa de 900 atrações. O site já tem mais de 120 milhões de acessos por mês e deve faturar US$ 90 milhões em publicidade em seu primeiro ano de existência.

Mesmo dando o devido desconto de que esses números são fornecidos pelo próprio site, vai se confirmando a previsão de que a WebTV iria se tornar um sucesso bem antes da própria TV Digital. Na prática, as duas mídias são hoje concorrentes: a audiência da televisão tende a cair com a popularização da internet, e as verbas publicitárias tendem a migrar para o veículo que atinge mais público. Pelo menos, essa é a lógica. Some-se a isso a má qualidade da programação de TV em geral (e não estou falando apenas do Brasil). Mais ainda: a internet favorece a segmentação e o melhor direcionamento das verbas.

Só falta agora os anunciantes e agências de publicidade brasileiros acordarem para essa realidade. Quem demorar para fazer isso pode ser atropelado…

Para entender melhor o fenômeno, eis aqui alguns links interessantes:

WebTV List – Site internacional com um guia completo sobre a programação que emissoras de TV do mundo inteiro levam à internet.

WebTV Go – Mapa-mundi da TV na web, com programação de vários países (quer ver o que a TV da Albânia ou da Malásia colocam na web?)

O melhor da TV na web – Artigo da PC World americana explicando tudo a respeito.

BBC TV – Site da emissora inglesa (considerada a melhor do mundo) que oferece variada programação.

WebTV Right Now – Artigo explicativo sobre televisão na web.

1 thought on “Internet vs. TV Digital

  1. Orlando, infelizmente o HuLu nao pode ser acessado para downloads gratúitos do Brasil. Nossos IPs de origem são bloqueados por motivo de licença comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *