Categories: Uncategorized

Quem transmite em HD

Qual a emissora brasileira que transmite atualmente maior quantidade de programas em alta definição? Quem chutou “Globo”, errou feio. A emissora do Jardim Botânico é apenas a 4a. colocada, numa classificação divulgada semana passada pela Folha de S.Paulo. Embora tenha fixado seu carro-chefe, a novela das 9, como conteúdo diário em HD, a Globo transmite pouca coisa mais. A líder, nesse quesito, é a RedeTV, que já tem 89% de seu conteúdo nesse padrão.

Estranho, não? Mas é o que diz o jornal. Como raramente assisto a essa emissora, vou confiar nos números da Folha. A 2a. colocada seria a Band, para mim outra surpresa, com 29%; e a 3a, o SBT, com 10%, pouco a mais que a Globo (9%). A RedeTV se diz empenhada em ser a “emissora mais tecnológica do Brasil”, nas palavras de seu presidente, Amilcare Dallevo, o que quer que signifique essa frase. A alegação para haver tão poucos programas em HD é a falta de demanda, já que também existem poucas casas equipadas para receber esse sinal.

Na prática, sabemos que o problema é outro: o investimento para produzir programas em HD é altíssimo, e as emissoras não podem (ou não querem) correr o risco sem a garantia de retorno publicitário. Este, por sua vez, irá demorar, ainda mais em tempos de contenção de verbas e de questionamento, em todo o mundo, da mídia televisão, a mais cara de todas.

Em tempo: o levantamento foi feito na semana retrasada, e as porcentagens podem sofrer alterações de uma semana para outra.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Orlando, o levantamento está correto. Aqui em Belo Horizonte a Rede TV transmite praticamente toda a sua programação em HD. E tem, também, a melhor imagem em HD. A Globo, apesar de ser a mais poderosa financeiramente, está na rabeira.

  • Olá, Orlando!

    Sou assinante do serviço HD de TV a cabo da NET
    Aqui em Curitiba temos somente a Globo (RPC), Band, Rede TV e Globosat com programação em HD.
    Sobre a Band, o que posso dizer é que muitos programas que ela anuncia em sua grade como HD são na verdade transmitidos em SD (standard defintion), apesar de no formato 16:9.

    Um abraço

    João Carlos

  • LAMENTÁVEL QUE A GLOBO ESTEJA DISTANTE DAS OUTRAS EMISSORAS EM TRANSMISSÃO HDTV, PRINCIPALMENTE OS TELEJORNAIS JÁ DEVERIAM A TEMPOS SEREM EM HD. A REDETV ESTÁ NA FRENTE, MAS INFELIZMENTE TEM UMA PROGRAMAÇÃO POUCO ATRAENTE PORQUE VIVEM DE NOTICIAR PRODUÇÕES ALHEIAS. COM REFERÊNCIA A TV POR ASSINATURA É UM ASSALTO A MÃO ARMADA O VALOR DOS PACOTES, PRINCIPALMENTE DA SKY. ENTÃO É AGUARDAR O TEMPO JÁ QUE A TRANSMISSÃO ANALÓGICA TEM DATA PARA ACABAR.

  • NINGUEM DEVERIA COMPRAR TVS DE HD OU FULL, ATÉ QUE TIVESSEMOS TODAS AS EMISSORAS TRANSMITINDO, MUITA GENTE SE FRUSTRANDO COM ESSAS TVS, DE PLASMA, LCD E PIOR LED, COM QUALIDADE PIOR QUE CRT. UMA VERGONHA. AQUI EM CURITIBA SÓ PEGA A BAND E A GLOBO. A GLOBO É UM PROGRAMINHA OU OUTRO EM HD, MESMO, O RESTO TUDO NO FORMATO ANTIGO, A BAND TA UM POUCO MELHOR, AQUI NAO PEGA REDE TV, POR ANTENA INTERNA. UMA DROGA, TODOS FRUSTRADOS. COM ESSA TV DIGITAL. EITA HELIO COSTA, O QUE ELE FEZ, COM NOSSA TV. BRASILEIRA, CPI NELES.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

5 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago