Qual a emissora brasileira que transmite atualmente maior quantidade de programas em alta definição? Quem chutou “Globo”, errou feio. A emissora do Jardim Botânico é apenas a 4a. colocada, numa classificação divulgada semana passada pela Folha de S.Paulo. Embora tenha fixado seu carro-chefe, a novela das 9, como conteúdo diário em HD, a Globo transmite pouca coisa mais. A líder, nesse quesito, é a RedeTV, que já tem 89% de seu conteúdo nesse padrão.

Estranho, não? Mas é o que diz o jornal. Como raramente assisto a essa emissora, vou confiar nos números da Folha. A 2a. colocada seria a Band, para mim outra surpresa, com 29%; e a 3a, o SBT, com 10%, pouco a mais que a Globo (9%). A RedeTV se diz empenhada em ser a “emissora mais tecnológica do Brasil”, nas palavras de seu presidente, Amilcare Dallevo, o que quer que signifique essa frase. A alegação para haver tão poucos programas em HD é a falta de demanda, já que também existem poucas casas equipadas para receber esse sinal.

Na prática, sabemos que o problema é outro: o investimento para produzir programas em HD é altíssimo, e as emissoras não podem (ou não querem) correr o risco sem a garantia de retorno publicitário. Este, por sua vez, irá demorar, ainda mais em tempos de contenção de verbas e de questionamento, em todo o mundo, da mídia televisão, a mais cara de todas.

Em tempo: o levantamento foi feito na semana retrasada, e as porcentagens podem sofrer alterações de uma semana para outra.

4 thoughts on “Quem transmite em HD

  1. Orlando, o levantamento está correto. Aqui em Belo Horizonte a Rede TV transmite praticamente toda a sua programação em HD. E tem, também, a melhor imagem em HD. A Globo, apesar de ser a mais poderosa financeiramente, está na rabeira.

  2. Olá, Orlando!

    Sou assinante do serviço HD de TV a cabo da NET
    Aqui em Curitiba temos somente a Globo (RPC), Band, Rede TV e Globosat com programação em HD.
    Sobre a Band, o que posso dizer é que muitos programas que ela anuncia em sua grade como HD são na verdade transmitidos em SD (standard defintion), apesar de no formato 16:9.

    Um abraço

    João Carlos

  3. LAMENTÁVEL QUE A GLOBO ESTEJA DISTANTE DAS OUTRAS EMISSORAS EM TRANSMISSÃO HDTV, PRINCIPALMENTE OS TELEJORNAIS JÁ DEVERIAM A TEMPOS SEREM EM HD. A REDETV ESTÁ NA FRENTE, MAS INFELIZMENTE TEM UMA PROGRAMAÇÃO POUCO ATRAENTE PORQUE VIVEM DE NOTICIAR PRODUÇÕES ALHEIAS. COM REFERÊNCIA A TV POR ASSINATURA É UM ASSALTO A MÃO ARMADA O VALOR DOS PACOTES, PRINCIPALMENTE DA SKY. ENTÃO É AGUARDAR O TEMPO JÁ QUE A TRANSMISSÃO ANALÓGICA TEM DATA PARA ACABAR.

  4. NINGUEM DEVERIA COMPRAR TVS DE HD OU FULL, ATÉ QUE TIVESSEMOS TODAS AS EMISSORAS TRANSMITINDO, MUITA GENTE SE FRUSTRANDO COM ESSAS TVS, DE PLASMA, LCD E PIOR LED, COM QUALIDADE PIOR QUE CRT. UMA VERGONHA. AQUI EM CURITIBA SÓ PEGA A BAND E A GLOBO. A GLOBO É UM PROGRAMINHA OU OUTRO EM HD, MESMO, O RESTO TUDO NO FORMATO ANTIGO, A BAND TA UM POUCO MELHOR, AQUI NAO PEGA REDE TV, POR ANTENA INTERNA. UMA DROGA, TODOS FRUSTRADOS. COM ESSA TV DIGITAL. EITA HELIO COSTA, O QUE ELE FEZ, COM NOSSA TV. BRASILEIRA, CPI NELES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *