Categories: Uncategorized

Novas telas. De novo.

Como acontece em quase toda feira de tecnologia, os displays são o destaque nesta CES 2009. De vários tamanhos, formas e acabamentos. Observando o que os fabricantes trouxeram a Las Vegas, e também conversando com executivos da indústria, percebe-se que há alguns movimentos em comum.

Exemplo: ninguém fala mais na dúvida, que existia até o ano passado, entre TVs Full-HD e os demais. No caso, os “demais” deixaram de existir. Todo mundo só faz TV de alta definição (alta mesmo). Não há nem por que discutir as outras opções. 1080p é o padrão, e assim será por um bom tempo. Os custos caindo, o consumidor ganha uma dúvida a menos na hora de escolher. Nada mais natural.

Plasma ou LCD? A essa altura, pode-se responder tranquilamente: tanto faz. Ambos oferecem qualidade de imagem praticamente idêntica, variando apenas o design e os recursos operacionais desta ou daquela marca (que em muitos casos mudam apenas de nome). E, embora se saiba que somente a Panasonic continua investindo pesado em plasma, nada garante que o LCD já ganhou essa disputa. Quem comprar um plasma hoje não corre o risco de vê-lo “obsoleto” daqui a dois ou três anos, que é o que acontece, por exemplo, com os computadores. Mesmo que a própria Panasonic venha a parar de fabricá-lo, esse TV poderá continuar sendo usado por muitos anos. A bem da verdade, para o usuário, pouco importa se o que está dentro do TV é um painel de LCD ou um circuito de plasma, certo?

Sobre as novas tecnologias, é evidente que os TVs de LED vieram para ficar. São mais finos, consomem menos energia, têm vida útil mais longa e – devido ao processo de produção e aos componentes utilizados – tendem a se tornar mais baratos rapidamente. Já os OLED são uma incógnita: a Sony parece que puxou o freio, Samsung e Sharp nem querem falar do assunto, e apenas a LG apareceu aqui em Las Vegas com um modelo de 15″ (veja aqui o vídeo). Muito pouco para uma tecnologia que, ao ser lançada, prometia o céu.

E o TV a laser? Bem, este merece um comentário à parte.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago