Categories: Uncategorized

LCD: a nova fase da corrida

Apenas alguns dias depois que a Samsung anunciou a abertura de uma nova fábrica de painéis LCD na Coréia, vem a notícia de que a LG Electronics irá construir também a sua. Já nem sei mais quantas fábricas essas empresas possuem, porque a disputa entre as duas mais parece um “FlaxFlu da tecnologia”.

A concorrência entre ambas beira a esquizofrenia. Quando estive na Coréia, a convite da LG, pude ver de perto que as duas marcas estão em todo lugar. No caso do LCD, parece que a disputa virou questão de honra. Por enquanto, a Samsung é a número 1, mas há rumores de que sua aliança com a Sony, formando a joint-venture S-LCD, está em fase terminal. Curiosamente, a LG.Philips foi um projeto que aparentemente não deu certo, já que a Philips decidiu no ano passado tirar o pé da parceria pois não quer mais fabricar displays.

As duas coreanas voltam então a atuar sozinhas nesse mercado. Seu maior concorrente é a Sharp, dona das mais modernas unidades de produção de LCD em funcionamento, sendo uma delas (ainda em construção) em parceria com a… isso mesmo: Sony. A briga é boa. A Sharp já produz a 8a. geração da chamada motherglass (foto), nome dado aos enormes painéis de vidro ultrafinos com os quais se fabrica um TV LCD; Samsung e LG começam agora a disputar nesse terreno.

Como já expliquei aqui tempos atrás, os painéis da Sharp medem 3m05 x 2m85, enquanto os que a LG está anunciando são um pouco menores: 2m50 x 2m20. Essa diferença de centímetros pode ser importante porque o segredo está no máximo aproveitamento das placas de vidro. Cada uma delas serve para produzir vários TVs, e quem consegue maior eficiência nesse processo leva grande vantagem sobre a concorrência.

Vamos ver quem se sai melhor.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 dia ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago