Apenas alguns dias depois que a Samsung anunciou a abertura de uma nova fábrica de painéis LCD na Coréia, vem a notícia de que a LG Electronics irá construir também a sua. Já nem sei mais quantas fábricas essas empresas possuem, porque a disputa entre as duas mais parece um “FlaxFlu da tecnologia”.

A concorrência entre ambas beira a esquizofrenia. Quando estive na Coréia, a convite da LG, pude ver de perto que as duas marcas estão em todo lugar. No caso do LCD, parece que a disputa virou questão de honra. Por enquanto, a Samsung é a número 1, mas há rumores de que sua aliança com a Sony, formando a joint-venture S-LCD, está em fase terminal. Curiosamente, a LG.Philips foi um projeto que aparentemente não deu certo, já que a Philips decidiu no ano passado tirar o pé da parceria pois não quer mais fabricar displays.

mother_glassAs duas coreanas voltam então a atuar sozinhas nesse mercado. Seu maior concorrente é a Sharp, dona das mais modernas unidades de produção de LCD em funcionamento, sendo uma delas (ainda em construção) em parceria com a… isso mesmo: Sony. A briga é boa. A Sharp já produz a 8a. geração da chamada motherglass (foto), nome dado aos enormes painéis de vidro ultrafinos com os quais se fabrica um TV LCD; Samsung e LG começam agora a disputar nesse terreno.

Como já expliquei aqui tempos atrás, os painéis da Sharp medem 3m05 x 2m85, enquanto os que a LG está anunciando são um pouco menores: 2m50 x 2m20. Essa diferença de centímetros pode ser importante porque o segredo está no máximo aproveitamento das placas de vidro. Cada uma delas serve para produzir vários TVs, e quem consegue maior eficiência nesse processo leva grande vantagem sobre a concorrência.

Vamos ver quem se sai melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *