Categories: Uncategorized

Quem escreve, quem responde

Não é novidade para ninguém que a internet ainda é uma criança. Como veículo para vírus, de todos os tipos, bons e maus, ela é imbatível. Como mídia confiável, que conquiste (e mantenha) a credibilidade alcançada pelos jornais, por exemplo, ainda está na pré-infância. Digo isso a propósito de artigo publicado esta semana no jornal Times, de Londres, e que repercutiu em vários sites, a respeito do Twitter, o maior portal de microblogs do mundo atualmente.

O Twitter já virou verbo (li outro dia: “twittar”) e até elege as suas celebridades (veja aqui a reportagem); a maioria delas, confesso, nem conheço. São figuras públicas, ou nem tanto, que aprenderam a fazer dos microblogs sua arma de marketing pessoal. Pelo jeito, conseguiram… Mas, lendo o tipo de mensagens que veiculam, fico pensando: por que alguém perde tempo com essas coisas? É um mal que acomete também muitos sites, blogs e fóruns de tecnologia.

Aqui neste blog, e também no Planet Tech, o nosso “Blog da Redação”, nem sonhamos em ter o volume de visitantes do Twitter. Aliás, estamos satisfeitos com a quantidade de pessoas que nos escrevem, diariamente, comentando este ou aquele assunto. Alguns, até, não escrevem no blog, mas manifestam suas opiniões por e-mail, ou verbalmente, quando nos encontram. Também vale. Há blogs em que as mesmas pessoas estão sempre presentes, trocando elogios e/ou falsas críticas, apenas para inflar os números de visitação. Faz lembrar jornais e revistas que escondem sua tiragem, na ilusão de que assim irão sobreviver. Nada mais enganoso e enganador.

Não é por aí. Para ser levada a sério, mesmo, e não apenas por desocupados ou candidatos a “celebridade”, a internet precisa oferecer muito mais. Que tal seguir uma velha regra do jornalismo e que, conforme aprendi, vale também para todas as demais formas de comunicação: falar a verdade, ou pelo menos buscá-la sempre. Não é um bom começo?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

22 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago