Categories: Uncategorized

Crescendo apesar da crise

Acaba de sair o mais recente estudo da CEA (Consumer Electronics Association) sobre o mercado especializado americano. E surpresa: os negócios cresceram em 2008, apesar da recessão geral. A entidade pesquisou junto a arquitetos e construtores sobre os tipos de tecnologias que vêm sendo implantados nas novas residências. E constatou que esse continua sendo um forte atrativo para aqueles consumidores – infelizmente, em número bem menor do que antes – que constróem ou reformam suas casas.

O estudo começou a ser feito em 2004, quando o mercado nadava de braçada. Apenas como exemplo, naquele ano 88% dos construtores diziam oferecer a seus clientes um sistema de cabeamento estruturado, conseguindo fechar 61% dos negócios. Em 2008, a porcentagem de sistemas oferecidos manteve-se a mesma, só que os projetos fechados caíram para 46%. Mesmo assim, é um índice altíssimo, considerando que este é um item muito específico em qualquer residência. No caso dos sistemas de home theater, o número de projetos concluídos saltou de 8% para 18%. É importante lembrar que essas cifras não incluem os equipamentos in-a-box, nem mesmo os conjuntos receiver + caixas que as pessoas compram e elas mesmas instalam.

De modo geral, os construtores mantêm que a oferta de novos recursos tecnológicos continua sendo um forte fator de venda, embora os negócios como um todo tenham caído. Como se sabe, o setor de construção foi um dos mais afetados pela crise nos EUA. Se em 2007 eram 61% os que usavam a tecnologia como argumento de venda, no ano passado esse número pulou para 71%. “Mesmo com a crise, as pessoas continuam sentindo necessidade de investir em entretenimento, pois passam mais tempo dentro de casa”, diz o relatório da CEA.

Mais detalhes sobre o mercado americano? Clique aqui.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Ola!!! gostei da reportagem!! parebens... gostaria de saber se ha alguma pesquisa que cita a porcentagen de casas nos estados unidos com cabeamento estruturado!? é algo normal la ou é algo que ainda esta crescendo?

    • Olá Rodrigo, obrigado pela mensagem. Como diz o texto, cerca de 60% das casas nos EUA que adotam sistemas de automação optam pelo cabeamento estruturado. Estamos aguardando pesquisas mais recentes para atualizar os números. Abs. Orlando

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

19 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago