Acaba de sair o mais recente estudo da CEA (Consumer Electronics Association) sobre o mercado especializado americano. E surpresa: os negócios cresceram em 2008, apesar da recessão geral. A entidade pesquisou junto a arquitetos e construtores sobre os tipos de tecnologias que vêm sendo implantados nas novas residências. E constatou que esse continua sendo um forte atrativo para aqueles consumidores – infelizmente, em número bem menor do que antes – que constróem ou reformam suas casas.

O estudo começou a ser feito em 2004, quando o mercado nadava de braçada. Apenas como exemplo, naquele ano 88% dos construtores diziam oferecer a seus clientes um sistema de cabeamento estruturado, conseguindo fechar 61% dos negócios. Em 2008, a porcentagem de sistemas oferecidos manteve-se a mesma, só que os projetos fechados caíram para 46%. Mesmo assim, é um índice altíssimo, considerando que este é um item muito específico em qualquer residência. No caso dos sistemas de home theater, o número de projetos concluídos saltou de 8% para 18%. É importante lembrar que essas cifras não incluem os equipamentos in-a-box, nem mesmo os conjuntos receiver + caixas que as pessoas compram e elas mesmas instalam.

De modo geral, os construtores mantêm que a oferta de novos recursos tecnológicos continua sendo um forte fator de venda, embora os negócios como um todo tenham caído. Como se sabe, o setor de construção foi um dos mais afetados pela crise nos EUA. Se em 2007 eram 61% os que usavam a tecnologia como argumento de venda, no ano passado esse número pulou para 71%. “Mesmo com a crise, as pessoas continuam sentindo necessidade de investir em entretenimento, pois passam mais tempo dentro de casa”, diz o relatório da CEA.

Mais detalhes sobre o mercado americano? Clique aqui.

2 thoughts on “Crescendo apesar da crise

  1. Ola!!! gostei da reportagem!! parebens… gostaria de saber se ha alguma pesquisa que cita a porcentagen de casas nos estados unidos com cabeamento estruturado!? é algo normal la ou é algo que ainda esta crescendo?

  2. Olá Rodrigo, obrigado pela mensagem. Como diz o texto, cerca de 60% das casas nos EUA que adotam sistemas de automação optam pelo cabeamento estruturado. Estamos aguardando pesquisas mais recentes para atualizar os números. Abs. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *