Categories: Uncategorized

LEDs: confirmando a tendência

O mais recente levantamento sobre vendas de televisores confirma o que já se especulava: os TVs LCD com backlight de LED vieram mesmo para ficar. Segundo a DisplaySearch, uma das empresas mais confiáveis nesse tipo de pesquisa, o aumento nas vendas foi espantoso nos últimos meses. Os dados dos principais mercados mundiais indicam que de um ano para cá foram vendidos 780% mais displays desse tipo, considerando as três categorias de produto para as quais essa tecnologia foi criada: TVs, monitores de computador e notebooks. Claro, o número-base é baixo, porque há um ano quase não havia oferta de leds no mercado. Mesmo assim, a velocidade do crescimento é extraordinária.

Diz ainda o estudo que a maior parte do aumento (63%) ocorreu agora, nos três primeiros meses de 2009, justamente quando a recessão atingiu o setor no mundo inteiro. A previsão é de que até o final do ano os leds já ocupem 25% do mercado mundial! A Samsung, que saiu na frente, é hoje a empresa que mais vende esse tipo de display, mas Sharp e LG devem crescer ao longo do segundo semestre (curiosamente, a pesquisa não cita a Sony, que até já lançou um modelo no Brasil).

Bem, é bom lembrar que os dados se referem ao mercado como um todo, sem distinguir entre vendas de TVs, monitores e notebooks. E é neste último segmento que o fenômeno se registra com mais força: o aumento na procura por netbooks – os computadores ultra-compactos e mais baratos, que praticamente só utilizam displays de led – impulsiona essa tecnologia. Resta saber se os fabricantes irão ganhar dinheiro com isso, pois já há quem diga que netbook dá prejuízo a quem o produz. Será mesmo? 

Para entender melhor o que significa essa mudança, recomendo este artigo. E para ver a pesquisa em detalhes, este link.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

13 horas ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

6 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago